A Presidência e a Direção Executiva de Mercociudades lamentam a escalada de violência que a irmã República do Peru vive desde dezembro de 2022 e instam as autoridades a esgotarem todos os mecanismos possíveis de diálogo para alcançar a paz social. Além de oferecer as garantias necessárias para que haja justiça para todos. Leia o comunicado abaixo:

Declaração da Mercocidades pelo respeito aos direitos humanos diante da grave situação de violência no Peru

Lamentamos profundamente a perda irreparável de vidas humanas no contexto dos protestos sociais na república irmã do Peru, como consequência da instabilidade institucional do país. Transmitimos nossas condolências às famílias e comunidades dos falecidos.

A escalada de violência que se manifesta desde dezembro de 2022 e atingiu seu ápice na última segunda-feira, 9 de janeiro de 2023, já custou a vida de mais de 40 pessoas, entre elas, de crianças e adolescentes.

Instamos as autoridades a tomar medidas urgentes para garantir o pleno exercício do direito à manifestação pacífica, como um direito humano, bem como o direito de expressão e associação; acesso aos serviços de saúde, prestando os cuidados humanitários necessários. Da mesma forma, exortamos aqueles que se mobilizam a absterem-se de atos de violência, exercendo o direito de protestar pacificamente.

É necessário assegurar o uso progressivo e proporcional da força com base nos princípios da legalidade, necessidade e precaução. Realizar uma investigação rápida, exaustiva, imparcial e transparente para esclarecer as denúncias de violações dos direitos humanos e fazer justiça em todos os casos de mortes e ferimentos.

Por fim, instamos o Estado a esgotar todos os mecanismos de diálogo que permitam chegar a uma solução pacífica para a crise.”

Baixe e/ou compartilhe a Declaração.