Os dias 9 e 10 de setembro, Mercocidades esteve presente em representação de América do Sul no encontro do secretariado general da organização mundial Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), com o objetivo de avaliar o processo de localização das agendas mundiais para o desenvolvimento sustentável, analisar e debater o informe GOLD V e conhecer os avanços para a cúpula mundial de CGLU em Durban. O encontro teve lugar em Barcelona, Espanha.

Mercociudades participa em CGLU através da Coordenação de Autoridades Locais para América Latina (Cordial), e em sua representação assistiu Nelson Fernández da Intendência de Montevidéu. Também através de Cordial assistiu, Fernanando Arnaiz, da Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (FLACMA).

O primer dia do encontro se avaliaram os avanços e conteúdo da publicação GOLD V, se definiram suas conclusões e foram feitas recomendações especificas para avançar na localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aprovado em 2015 pelas Nações Unidas.

O relatório mundial sobre Descentralização e Democracia Local (relatório GOLD) é uma publicação trienal de referência no âmbito do desenvolvimento urbano e regional, que analisa e compara a situação dos governos locais do mundo na localização da agenda mundial para o desenvolvimento sustentável.

Sua elaboração conta com contribuições de especialistas locais, de representantes de autoridades municipais e regionais, e de profissionais implicados no desenho de políticas públicas e territoriais.

Nas jornadas também se apresentaram avanços da Cúpula Mundial de CGLU, que terá lugar em Durban, África do Sul, do 11 ao 15 de novembro. As inscrições se encontram abertas até o 23 de setembro.

Por último, o encontro permitiu abordar assuntos estatutários da organização e informar sobre as candidaturas para a conformação do Conselho Mundial, o Bureau Executivo, as co-presidências, vice-presidências, presidência e tesouraria da instituição, que serão definidas na Cúpula em Durban.

Informação adicional