Nesta oportunidade o evento se realizará no Departamento Uruguaio de Canelones, Intendência que assumirá a Secretaria Executiva da Rede no período 2008-09. A Cúpula e suas diversas atividades serão realizadas entre os dias 15 e 19 de junho de 2008 sob o lema «Integrar cidadãos, integrar cidadãs, integrar cidades, integrar nações».

A Cúpula, que reunirá a mais de 300 pessoas representantes das diversas instâncias de Mercocidades, contará com a presença de Intendentes, Alcaides e Prefeitos da região, assim como também representantes extra-regionais vinculados a governos europeus e centro-americanos amigos da Rede.

Previu-se que as atividades que se desenvolvam no âmbito da XIII Cúpula sejam realizadas de forma descentralizada no território de Canelones, com reuniões em Canelones na sua qualidade de cidade capital do Departamento, em Pando, cidade sede do Pólo Tecnológico Canário, Las Piedras, cidade industrial e produtiva e em Atlântida, cidade turística, verde e cheia de natureza que recebe às mais variadas expressões culturais durante todo o ano e principalmente na temporada estival. Por sua parte a cidade de Sauce, cidade da infância do Prócer Nacional José Gervasio Artigas, será a protagonista da Travessia Atlética da integração e albergará o fechamento das atividades.

Neste cenário de descentralização territorial das atividades da XIII Cúpula, se priorizarão as seguintes temáticas:

-cidadania regional;
-fortalecimento institucional e comunicação como ferramenta democratizadora;
-políticas públicas regionais desde o local para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

As conclusões a que se cheguem serão insumos para a Declaração da XIII Cúpula e para armar o plano de trabalho durante o período 2008-2009.

No dia 16, a partir das 9am, iniciará o curso sobre Cooperação Descentralizada, atividade que se estenderá até o dia 17 de junho. Este curso que se realizará na cidade de Canelones foi organizado pelo Observatório de Cooperação Descentralizada da União Européia – América Latina (OCD) e está dirigido às diversas autoridades locais. O mesmo foi concebido como um espaço destinado a potencializar a cooperação descentralizada que atualmente realizam as instituições participantes, enfatizando a importância e o potencial da internacionalização dos espaços regionais desde a perspectiva dos governos locais.

Também no dia 16 se realizará o Seminário: Nova Institucionalidade da Cultura, organizado pela Direção de Cultura da Intendência Municipal de Canelones e pela Unidade Temática de Cultura de Mercocidades. O Seminário abrirá um espaço de debate no qual se discutirá o novo modelo institucional que o Uruguai propõe a nível cultural, e tomará como base as propostas e conclusões elaboradas na Assembléia Nacional da Cultura realizada em Salto nos dias 1 e 2 de abril de 2006.

No dia 17 se reunirão desde cedo as Unidades Temáticas da Rede nas cidades de Atlântida, Canelones, Las Piedras e Pando. O encontro permitirá reunir a representantes das cidades que participam em cada Unidade com o propósito de realizar balanços e avaliações das suas gestões durante o ano anterior e definir os lineamentos do trabalho para o futuro.

Posteriormente, às 17 horas, se realizará o ato de abertura da XIII Cúpula de Mercocidades, que contará com as palavras do atual Secretário Executivo da Rede e Intendente do Município argentino de Morón, Martín Sabbatella; do Intendente de Canelones, quem assumirá o papel de novo Secretário Executivo de Mercocidades, Marcos Carámbula; e do Vice-presidente da República Oriental do Uruguai, presidente em exercício nesse momento, Rodolfo Nin Novoa. Com sede na cidade de Canelones, no mesmo dia 17 a partir das 20 horas, se realizará a Conferência «Políticas Locais de Coesão Social».

O Conselho de Mercocidades se reunirá no dia 18, e pela tarde se realizará a Assembléia Geral, instância que permitirá analisar o cenário no qual se desenvolverá o trabalho da Rede, sua presente situação e sua tarefa para o futuro.

Durante a Cúpula também se aprovará o ingresso das cidades que desejam se somar à Rede, nesta oportunidade a solicitação foi feita por 12 cidades de Argentina, Brasil e Peru.

A Cúpula também funcionará como uma instância de entrega do Prêmio de Ciência e Tecnologia 2007, nesta oportunidade a “Mercocidade” premiada será Belo Horizonte, com o «Projeto Pitangaporã», cujo trabalho de pesquisa aplicada se converteu em referente para a promoção e inclusão da criança e do adolescente com insuficiências na comunidade.

O fechamento da Cúpula será realizado no dia 19 de junho na cidade de Sauce, cidade da infância do Prócer José Gervasio Artigas.