A Direção de Desenvolvimento Social da Prefeitura uruguaia de Canelones, atual Secretaria Executiva de Mercocidades, apresentou no mês de junho o plano «Cidade Amiga das Crianças» recentemente aprovado por UNICEF, o programa durará 6 meses e é uma experiência piloto que numa primeira instância se implantará na localidade de Los Cerrillos, para depois ser implementada em outras cidades de Canelones.

O programa tem como objetivo propiciar a participação ativa e a autonomia dos meninos e meninas para abordarem os problemas da cidade desde uma perspectiva dos direitos. O projeto não tem antecedentes no Uruguai.

Quando se desenvolveu o programa se teve em consideração a relevância que tem na infância a promoção de âmbitos de participação para sua formação cidadã, advertindo que o Uruguai carece de espaços onde as crianças possam ser escutadas tendo em consideração as suas idéias, desejos e aspirações.

Os objetivos a curto prazo do projeto são os seguintes:
-Considerar os meninos e meninas como cidadãos, sujeitos de direito na elaboração de projetos para a sua cidade.
-Favorecer a integração harmônica dos meninos e das meninas promovendo uma cidade amável e inclusiva.
-Criar espaços pensados por eles onde possam desenvolver e potencializar os direitos de todos os habitantes, assim como desenvolver suas habilidades como crianças.
-Desenvolver sentido de pertença e identidade local.

Com a intenção de implementar o programa a Prefeitura Municipal de Canelones constituiu uma equipe de técnicos e administrativos com um perfil adequado para o tratamento dos temas relacionados com a infância.

O responsável da Área de Infância e Adolescência é Doutor em Medicina com especialização em Pediatria, acompanhado por uma equipe de docentes, psicólogo social, bacharéis em Trabalho Social e recreacionistas da Direção de Cultura.

O programa também contará com uma equipe humana que acompanhará ao Secretário da Junta Local de Los Cerrillos, assim como com diversas instituições educativas com seus docentes e Comissões de fomento.

A localidade de Los Cerrillos, selecionada para realizar a experiência, corresponde a Terceira Seção do departamento de Canelones, com uma superfície de 290 km2 e uma população de 8.561 habitantes.

Nesta zona se encontram 10 Escolas Públicas, 1 Colégio privado, 2 Jardins de Infância Públicos e o Liceu de Los Cerrillos. O número de escolares da zona é de 1.033 meninos/as.

O Projeto Cidade das Crianças é parte do «Programa Canelones com a Mirada das Crianç@s», o qual tem como objetivo primordial dar lugar a opinião e a participação das crianças na recreação das realidades físicas, culturais, meio-ambientais e estéticas do entorno no qual se desenvolvem.

Los Cerrillos é uma das cidades do departamento de Canelones onde a visão das crianças é tida em consideração promovendo atividades, desenvolvendo projetos, assim como também concursos relacionados com os direitos das crianças. Foi nesse âmbito que se criaram espaços físicos destinados a promover o direito à recreação e ao jogo, como é o «Espaço educativo, recreativo e cultural», onde se construíram murais pintados pelas crianças, jogos de madeira e de mesa e obras de arte realizadas por artistas da zona.

Também se construiu para os espaços públicos cartazes e guaritas de ônibus com alusão dos direitos das crianças. No ano passado, em agosto, realizou-se a jornada do dia das crianças e adolescentes na cidade, convidando a todos para participarem juntos com suas famílias e desfrutarem de jogos, oficinas de expressão, dança, música.

São realizadas atividades recreativas como Bicicaminhadas, Correcaminhadas, nas quais participam as crianças da zona, são realizados Concursos fotográficos amadores, onde a participação é livre, assim como a escolha do tema.