Com a aparição do volume titulado «Os projetos nacionais latino-americanos: seus instrumentos e articulação, 1870-1930», a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) finalizou a publicação da História Geral da América Latina.
Mais de 240 historiadores de todas as escolas e tendências colaboraram com a obra sob a supervisão de um comitê científico presidido pelo historiador venezuelano Germán Carrera Damas.
A obra conta com um total de nove tomos e cobre a evolução das sociedades latino-americanas desde a época pré-colombiana até o século XX.
A História Geral da América Latina apresenta as principais correntes culturais, sociais, econômicas e políticas que se fusionaram nesta região do mundo para criar uma identidade própria, caracterizada por sua variedade e perpétua evolução.
O volume que fecha a série recorre à época final do século XIX, na que a região foi se incorporando a um sistema mundial cujo eixo continuava sendo a Europa Ocidental.
Para os historiadores que dirigiram este livro, as complexas décadas finais do século XIX e as iniciais do XX são fundamentais para a análise da vida dos países latino-americanos.