Expertos da América Latina e da Europa se reuniram, nos dias 13 e 14 de março em Buenos Aires, Argentina, para o «Seminário de Políticas de Mobilidade Urbana e Serviços de Infra-Estrutura Urbana de Transporte», onde debateram sobre as experiências de ambas regiões nestas matérias.

O encontro, organizado pela Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL), com a cooperação do Governo de França, da Corporação Andina de Fomento (CAF) e da Aliança Francesa, foi inaugurado na quinta-feira 13 de março às 9h30min na sede da Aliança Francesa em Buenos Aires (Córdoba 946) pelo Embaixador da França na Argentina, Frederic Baleine du Laurens; pelo Diretor da Divisão de Recursos Naturais e Infra-Estrutura da CEPAL, Fernando Sánchez lbavera; pelo Ministro de Desenvolvimento Urbano da Cidade Autônoma de Buenos Aires, Daniel Chain; e pelo Secretário de Transporte da Nação, Ricardo Raúl Jaime.

Participaram autoridades, acadêmicos e expertos em políticas urbanas, que debateram sobre: a visão integral da cidade e do meio-ambiente; o desenvolvimento da infra-estrutura urbana do transporte na América Latina; as políticas de mobilidade urbana e o papel das agências multilaterais de crédito; o papel das empresas e suas relações com as autoridades organizadoras de transporte; entre outros. Também foram trocadas experiências entre alguns países como Argentina, Brasil, Chile, França e Uruguai.

No debate, os participantes tentam também aclarar se as políticas de mobilidade urbana são homogêneas nos objetivos e nas formas de implementação, ou meramente respondem aos problemas críticos que apresentam as cidades modernas. Geralmente, se reconhece que as soluções para este tipo de problemas urgentes enfrentam restrições institucionais, políticas, econômicas, ambientais, financeiras e sociais.