Este seminário teve como sede à cidade argentina de Tandil, nos dias 14 e 15 de maio e contou com a participação de representantes de umas trinta cidades de Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai.
A atividade foi realizada no âmbito da iniciativa que vem desenvolvendo o Município de Tandil através do Conselho Diretivo de Mercocidades, e particularmente, no Conselho de Municípios do FCR (Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mersocul).
Funcionários da Chancelaria Argentina e representantes de cidades como Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, São José do Rio Preto, Montevidéu, Canelones, Colônia, Assunção, Morón, Rosário, Quilmes, Buenos Aires, La Plata, Mar del Plata, Luján, entre outras, chegaram a Tandil com o compromisso de contribuir tanto à integração regional como ao intercâmbio de experiências de políticas locais.
Com exposições de prefeitos, funcionários e autoridades de instituições, o seminário esteve estruturado em cinco painéis que resumem os temas centrais da integração regional: o produtivo; a educação, a ciência e tecnologia; a cultura; o político-institucional e a agenda social. Tais painéis serviram de base para o debate e a reflexão que permitiram concretizar recomendações que serão aproximadas aos órgãos nacionais ou supranacionais correspondentes.