Desde o mês de maio, a Rede ODM da América Latina e Caribe conta com dois novos integrantes: as cidades brasileiras de São Carlos e Sorocaba. Numa reunião realizada pela coordenação da Rede e pelo Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), os prefeitos de ambas as cidades assinaram o Termo de Adesão elevando a 14 o número de cidades-membro.
Agora, a Rede ODM da América Latina & Caribe conta com a participação de quatro cidades brasileiras, além de 10 municípios de diversos países da América Latina e Caribe.
Segundo o prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, a Rede ODM da América Latina e Caribe será relevante no intercâmbio de experiências sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). «A importância da adesão de Sorocaba à Rede está principalmente no intercâmbio de experiências entre os municípios, o que gera um enriquecimento dos conhecimentos de cada um. Cada município trata de maneira diferente seus problemas, mas quando conhece novas experiências, pode adaptar idéias e implantá-las na sua própria realidade», afirma.
Já o prefeito de São Carlos, Newton Lima, afirmou: «é um orgulho e ao mesmo tempo um desafio integrar a Rede de Cooperação Local ODM da América Latina e Caribe. As ações concretas desenvolvidas pelos governos locais com respeito aos Objetivos do Milênio jogam um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida e da inclusão social de nossos concidadãos, na tarefa de fazer nossas cidades ainda mais humanas, justas e solidárias».