O Prefeito da cidade de Rosário (Argentina), Miguel Lifschitz, encabeçou nesta semana uma missão institucional-empresarial na capital uruguaia.
A visita permitiu que ambas as administrações avançassem nas propostas para aprofundar a integração em vários aspectos, entre os quais se destaca um profundo acordo de cooperação entre seus portos.
Estas iniciativas incluem o compromisso de explorar – em igualdade a articulação na matéria de tráfico de cargas- a possibilidade de realizar o tráfico de passageiros.
Acompanharam a Lifschitz na missão a secretária de Produção e Desenvolvimento Local, Clara Garcia, o diretor geral de RR II Sergio Barrios; o presidente do Ente Administrador do Porto de Rosário (Enapro), Ángel Elias, entre outros representantes de diversas entidades empresariais de Rosário.
Na Embaixada Argentina
Lifschitz concretizou uma visita a embaixada argentina no Uruguai, onde foi recebido por Hernán Patiño Meyer (embaixador argentino no Uruguai), quem agradeceu a visita e após afirmar que «poucos países no mundo são tão irmãos como Argentina e Uruguai», acrescentou: «Nos interessa estender essa vinculação e esses laços no terreno empresarial», depois concretizou o oferecimento de pôr a inteira disposição da cidade de Rosário a área comercial da embaixada.
No porto
Após a visita à embaixada, a delegação encabeçada pelo prefeito Lifschitz visitou o porto de Montevidéu, onde foi recebida pelo presidente da Administração Nacional de Portos, Eng. Fernando Puntigliano. No encontro foram abordados detalhes de um plano para integrar ainda mais os dois terminais, sobre três eixos:
Qualidade de gestão.
Aspectos comerciais, que envolve a questão tarifária.
Transferência de know how, particularmente referida ao meio ambiente.
O titular do Enapro Ángel Elias destacou o interesse uruguaio de juntar a integração entre os dois terminais pelo tráfico de passageiros Rosário-Montevidéu e vice-versa. A respeito, lembrou o intenso tráfico de cruzeiros que registra o porto oriental, o que abriria consideráveis perspectivas de desenvolvimento turístico para a cidade o fato de integrar seu porto a esse circuito.
Com empresários
Por último, Lifschitz dissertou numa janta organizada pela Câmara Empresarial do Uruguai, ante um caracterizado auditório integrado por uns 150 dirigentes e empresários orientais. Na exposição, anunciada com o título Rosário, cada vez mais próximo do Uruguai, o prefeito atualizou detalhes das possibilidades de integração com a capital uruguaia, a fim de apresentar a Feira da Alimentação (FIAR) do próximo ano.