As próximas reuniões do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul (FCCR), serão no âmbito da XXXV Reunião do Conselho Mercado Comum e da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, que se realizarão nos dias 27 e 28 de junho na Chancelaria argentina, em Buenos Aires, sendo no primeiro dia a reunirão dos seus coordenadores e no segundo a terceira reunião do FCCR.
Baseado no discutido em ambas as reuniões assistirá uma delegação do FCCR que o representará na Cúpula de Mandatários do Mercosul. Segundo declarações do Foro, se priorizará a necessidade da articulação institucional com outras instâncias do Bloco, entre elas seu Parlamento.
Também se tratará um relatório sobre o Seminário Temas de Fronteira, realizado nos dias 5 e 6 de junho de 2008 na Província argentina de Formosa. Em referência a este tema se prevê a coordenação de ações com o Grupo Ad Hoc de Integração Fronteiriça (GAHIF) da Comissão de Comércio do Mercosul para tratar as questões vinculadas a esta integração.
Durante este encontro o FCCR abordará sobre os temas de interesse propostos pelas diversas Seções Nacionais aos efeitos de serem apresentados na próxima reunião do Grupo Mercado Comum (GMC).
Já a delegação brasileira apresentará o calendário das atividades previsto para a próxima Presidência Pro-Témpore do Mercosul – que será exercida desde Brasil neste segundo semestre de 2008.
Também se continuará à discussão sobre o tema Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM) que no último encontro permitiu o intercâmbio de pareceres sobre possíveis projetos para a utilização destes fundos. Nesse sentido, a Delegação do Brasil propôs elevar a consideração do Plenário do FCCR uma Cartilha Informativa dirigida a instâncias subnacionais. Enquanto que a Delegação do Uruguai apresentou como proposta um documento sobre delineamentos gerais sobre a apresentação de projetos através do FCCR.
A Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul será realizada na cidade de San Miguel de Tucumán entre os dias 30 de junho e 1° de julho próximos. A reunião do Conselho do Mercado Comum será realizada na segunda-feira 30, enquanto que na terça-feira 1° de julho será a Reunião de Chefes de Estado.
O Foro foi instalado definitivamente na 31ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Países Associados no Rio de Janeiro, Brasil, em janeiro de 2007. O mesmo está formado por um Comitê de Municípios e um Comitê de Estados Federados, Províncias e Departamentos.
Sua finalidade é estimular o diálogo e a cooperação entre as autoridades de nível municipal, estadual, provincial e departamental dos Estados Parte do Mercosul. O Prefeito de Morón, em seu caráter de Secretário Executivo de Mercocidades preside o Comitê de Municípios do Foro.