O Foro de Autoridades Locais Periféricas (FAL-P) se reuniu no âmbito do Congresso FLACMA, realizado na Cidade do México nos dias 27, 28 e 29 de agosto, com o objetivo de analisar o papel dos municípios periféricos na construção de Metrópoles Solidárias.
No âmbito do Congresso FLACMA, e dentro do encontro FAL e FAL-P se encontraram diversas autoridades locais e movimentos sociais para debater em primeira pessoa o problema das cidades periféricas. A este ato assistiu como primeiro palestrante o arquiteto mexicano Roberto Eibaschutz, professor da Universidade Autônoma Metropolitana. No seu discurso definiu claramente o que seriam os problemas principais das cidades periféricas enquanto a habitabilidade, a governação e a competitividade, assim como definiu as ferramentas para a elaboração de políticas sociais de erradicação e instrumentos que deveriam ser utilizados na construção da metrópole solidária.
A continuação, o vice-prefeito de Nanterre (França), Gerard Perrau Bezouille; Roque Aparecida da Silva, secretário de Relações Internacionais de Osasco (Brasil) e Genaro Soto, vereador de Villa El Salvador (Lima) expuseram os problemas aos quais seus municípios vêm enfrentando por sua situação periférica de grandes cidades.
O debate se encaminhou à solução dos problemas de inclusão social aos que estas cidades se enfrentam, ficando clara a importância de afiançar uma democracia participativa que erradique a inclusão social e encaminhe às cidades à construção de metrópoles solidárias.
A REDE FAL -Foro de Autoridades Locais-, promove a paz, a defesa dos direitos humanos e a inclusão social, através da cooperação descentralizada. A Rede está constituída por autoridades e entidades locais e movimentos sociais, e conta atualmente com três grupos de trabalhos: FAL-P, Democracia Participativa e Direitos Humanos.