A municipalidade da cidade chilena de Puerto Montt inaugurará este
ano a primeira fase do Projeto «Puerto Montt Digital» que disponibilizará
acesso livre e gratuito a Internet desde qualquer ponto do casco
urbano através de uma rede inalâmbrica (sem fio).
Graças a este sistema (conhecido como WiFi) os usuários poderão conectar seus computadores, notebooks, palms ou telefones celulares a Internet com um simples cartão inalâmbrico, o que lhes permitirá estar permanentemente conectados desde qualquer ponto da cidade, sem pagar nenhuma taxa, e com acesso a uma velocidades de transmissão de até 256 kbps.
Para facilitar também o acesso a Internet daquelas pessoas que não disponham destes equipamentos, a Municipalidade tem previsto instalar tele-centros equipados com computadores de uso livre em distintos pontos da cidade.
O prefeito Rabindranath Quinteros disse à imprensa que «Puerto Montt Digital aponta para democratizar o acesso à informação através de um sistema de conexão livre, apoiado em novas tecnologias, que permita aos cidadãos aceder a Internet seja através de seus próprios equipamentos ou mediante tele-centros em sedes sociais, escolas, recintos desportivos e juntas de vizinhos, tudo isso sem custo algum para a cidadania».
O empreendimento envolve a Municipalidade e às empresas de informática Intel e Cisco, que ademais subministrarão os equipamentos para os tele-centros comunais.
Segundo Antonio Gallardo, secretário comunal de planificação de Puerto Montt, «nosso principal objetivo é diminuir a brecha digital que existe entre quem, atualmente, tem acesso e entre aqueles que nem sequer sabem usar um computador».
«Queremos entregar-lhes apoio, capacitação, abrir-lhes as portas à informação; em outras palavras, alfabetizá-los digitalmente», indicou. A planificação de operações da rede sem fio considera 3 zonas que se irão incorporando paulatinamente ao sistema. A primeira -que se espera habilitar este ano – compreende o centro e suas redondezas no perímetro comercial e de serviços.
A Zona 2 está formada pelo setor noroeste da cidade, especificamente o bairro industrial e os setores populacionais, onde radica ademais boa parte da micro e pequena empresa local.
A zona 3 abrange a área residencial do setor noroeste de Puerto
Montt.
De modo paralelo ao desenvolvimento da rede sem fio se tem projetado a criação de ao menos 4 portais web associados a diversos aspectos do desenvolvimento local, para criar um lugar que seja um «espaço público virtual» desde o qual se possa aceder a múltiplas informações sobre Puerto Montt, trocar idéias e gerar processos de participação cidadã.
Um dos portais terá informação comunal e institucional, a oferta de serviços por setor, acesso a serviços comunais, promoção da cidade, espaço para a interação cidadã e notícias.
Outro site web estará dedicado à atividade cultural, e um terceiro site será construído e mantido por jovens.
A iniciativa implica um investimento de entre 4 e 5 milhões de dólares (financiado de forma mista entre a municipalidade e a concessão da administração do serviço) para beneficiar aos mais de 175 mil puerto-montinos e aos mais de 100 mil que constituem sua população flutuante. Com este passo, os lares conectados a Internet aumentariam de 20% atualmente a mais de 50%, segundo o prefeito Quinteros.