No âmbito da Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI) o vice-presidente de Economia Urbana de Mercocidades e intendente de Montevidéu, Daniel Martínez, participará junto a representantes de outras redes de governos locais e autoridades da região, na mesa de diálogo “Como localizar os objetivos de desenvolvimento sustentável nas Cidades Capitais”. A atividade se desenvolverá no dia 20 de abril na capital de Costa Rica. A abertura da Assembleia será realizada no dia 19, e contará com a presença do Presidente da República de Costa Rica e da Secretaria Geral Ibero-Americana.

Durante a Assembleia a UCCI definirá sua estratégia para o biênio 2018-2020, com o objetivo de determinar de que modo suas cidades membro podem seguir avançando na implementação local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na jornada da sexta-feira 20 de abril, se desenvolverá a mesa de diálogo: “Como localizar os objetivos de desenvolvimento sustentável nas Cidades Capitais”, na qual interverão prefeitos e prefeitas da UCCI, junto a representantes das redes, Mercocidades, FLACMA e AL-LAs, assim como responsáveis de outros organismos internacionais e convidados e convidadas especiais.

As jornadas de trabalho culminarão com a Declaração de San José, e posteriormente se oferecerá um concerto aberto a todo público da Orquestra Filarmônica, na explanada da Igreja da Soledade.

A Assembleia Geral da UCCI se reúne a cada dois anos, e a de 2018 é a segunda que se celebra após a mudança de ciclo que aprovou a organização em 2016. Esta nova etapa supôs uma transformação do enfoque da atividade da UCCI, que apostou por assentar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e a Nova Agenda Urbana como os pilares da cooperação e do trabalho em rede de suas cidades.

A mudança de ciclo incentivou a criação dos Programas de Cooperação Integral (PCI) entre cidades e redes de cidades. Neste processo Mercocidades assinou um acordo de cooperação integral para seu fortalecimento institucional. Os PCI também desenvolvem iniciativas ligadas ao desenvolvimento social, o desenvolvimento econômico local, o desenvolvimento urbano sustentável, além de temas transversais como gênero, sustentabilidade ambiental, cultura da paz, inovação e direitos humanos.

A Assembleia Geral da UCCI poderá ser seguida através da página de Facebook da organização(www.facebook.com/UCCI.SG/), de seu perfil de Twitter (twitter.com/UCCI_SG) e da web www.ciudadesiberoamericanas.org.

16 de abril de 2018