A Defensoria do Vizinho de Montevidéu (Uruguai) apresentou a membros de empresas públicas e privadas, e meios de comunicação em geral, seu novo projeto da «Campanha sobre Boas Práticas de Vizindário».

A iniciativa se enquadra no Programa de Promoção e Educação em Direitos da Defensoria, o qual pretende gerar iniciativas que colaborem para melhorar a convivência entre todos os vizinhos de Montevidéu.

A Defensoria do Vizinho de Montevidéu gerou durante seu primeiro ano e meio de gestão interessantes aprendizados com respeito aos principais problemas que sofre a cidade e os seus habitantes.

A cargo de Fernando Rodríguez, designado pela Junta Departamental como Defensor do Vizinho de Montevidéu, a Defensoria vem assumindo um interessante papel articulador. É nesse âmbito, que se propôs o desafio de conseguir um maior diálogo entre os distintos atores sociais, fomentar a harmonia e melhorar a convivência entre toda a cidadania, para que desta forma, se gere um cenário favorável ao desenvolvimento dos direitos cidadãos.

Logrado o acordo com organizações representativas do setor privado como ACDE e DERES, e com alguns organismos públicos, se definiu, então, avançar na promoção do programa “Boas Práticas de Vizindário”, uma proposta que envolverá a todos os atores.

Como parte deste programa, se propõe a produção de uma campanha pública de sensibilização sobre a temática: «Boas Práticas de Vizindário».

Também inclui a comunicação para a cidadania de um novo instrumento de defesa dos direitos, a Defensoria do Vizinho; instituição do Estado, independente do governo que promove e defende os direitos humanos de todos os habitantes do Departamento.

Serão aliados estratégicos neste projeto, todas aquelas instituições, empresas e indivíduos que compartilhem que o sentido da busca da promoção dos direitos e das boas práticas deve transitar para uma melhor convivência e uma maior harmonia social.