INNOVA: Inovação e Coesão Social: capacitação metodológica e visibilidade de boas práticas convoca a interessados em apresentar propostas de estudos situacionais sobre Integração produtiva regional e os governos locais do Mercosul.

Esta é a primeira das três convocatórias para a apresentação de estudos situacionais que realizará o projeto durante seu desenvolvimento. A proposta de estudo poderá ser apresentada até o dia 22 de maio de 2009 e deverá contemplar uma proposta econômica de até 10.000 euros (dez mil euros).

O estudo deverá priorizar a análise da participação dos governos locais e das organizações da sociedade civil no desenvolvimento de iniciativas produtivas a nível regional, quer dizer, a cooperação entre níveis de governo local, organizações da sociedade civil e empresários, futuros empresários, cooperativas e outras formas de economia social. Por isso, o artigo deverá estar centralizado na análise deste fenômeno, identificando as ferramentas e os procedimentos utilizados pelos participantes e seus impactos em matéria de governabilidade, assim como as diferentes práticas e modelos que ilustrem claramente o objeto do estudo.

Busca-se nos estudos um enfoque amplo, diverso e participativo, no qual sejam apresentadas práticas e modelos.

Os candidatos a este estudo situacional deverão apresentar:
-Documento da proposta de até quatro páginas.
-Ficha detalhando a experiência da organização e/ou da pessoa no âmbito requerido.
-Organograma detalhado da/as pessoa/as que intervirão no desenvolvimento do estudo.
-Currículum correspondente a/as pessoa/as que intervirão diretamente no desenvolvimento do estudo.

A proposta de estudo poderá ser apresentada até o dia 22 de maio de 2009 (12 horas do Uruguai), e será validada pelo Comitê de Pilotagem do projeto entre os dias 25 e 29 de maio em Montevidéu, o prazo para elaboração do estudo será até o dia 31 de agosto de 2009, data na qual deverá ser entregue uma versão final.

Durante a elaboração do estudo se designará a um dos membros do projeto para orientar ao especialista no processo.

A proposta do estudo deverá contemplar uma proposta econômica que em nenhum caso (tudo incluído) poderá superar aos 10.000 euros (dez mil euros).

INNOVA foi lançado em março de 2009 e se implementará num prazo de três anos, o projeto se estende às cidades integrantes de Mercocidades, rede que soma 198 governos locais do Mercosul, e inclui a governos locais de países associados ao bloco.

Até mediados de 2012, a iniciativa capacitará a autoridades locais e atores de organizações da sociedade civil para a elaboração de projetos de caráter regional, e se realizará um total de 6 módulos correspondentes a cada instância de capacitação que será acompanhada com estudos temáticos.
É uma proposta de Mercocidades, Fundação Tiau, Iheal-local e Racine, co-financiada pela Comissão Européia no âmbito do programa Autoridades Não Estatais e Atores Locais para o Desenvolvimento – Ações Multipaís.

Contato – Escritório da Sede do Projeto:
Tel: +5982 4136624/25 ramal 206 ou +5982 4106657
Fax: +5982 4102338 ramal 210
e-mail: : [email protected]
Web: www.mercociudades.org/innova/