O Prefeito da cidade argentina de General San Martín, Ricardo Ivoskus, teve um encontro com uma delegação de funcionários italianos promotores do programa «Formação para o desenvolvimento econômico local (FOSEL)», iniciativa que tem como objetivo principal contribuir nos processos de desenvolvimento local, e que por um prazo de 36 meses será experimentada nesta cidade.

O programa relacionará diretamente a doze regiões italianas com localidades de quatro províncias argentinas. O investimento inicial será de uns 8 milhões de euros.

A delegação, que chegou acompanhada do Secretário de Promoção de Investimentos, Exportações e Cooperação Internacional, Alfredo Atanasof, e da Embaixadora Ana Cafiero, vem mantendo uma intensa agenda de encontros com autoridades provinciais e municipais, e também com câmaras empresarias e universidades, com o objetivo de articular atividades para serem implementadas em função das necessidades da província e de cada cidade.

Desta maneira, o FOSEL persegue o melhoramento das condições trabalhistas existentes e da competitividade dos sistemas produtivos, no âmbito de um sistema de vinculação territorial entre as regiões italianas e as províncias de Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Santa Fé, todas incluídas no já finalizado Programa Integrado de Cooperação Técnica, implementado e aprofundado no nosso país depois da crise de 2001.

Segundo ressaltou Atanasof, «o investimento inicial para o projeto será de 8 milhões de euros e a experiência de San Martín estará centrada, principalmente, no setor da fabricação de móveis e vestuário».

Sob os princípios da «Cooperação Descentralizada», se pretende favorecer o andamento dos amplos processos de colaboração; neste caso estarão implicadas diretamente doze regiões italianas, quatro das quais cumprirão funções de coordenadoras locais das atividades nas quatro províncias argentinas antes mencionadas.

Uma vez aprovada e colocada em andamento esta segunda etapa, se priorizará o desenvolvimento da assistência técnica e da formação em temas de sensibilização sobre as funções dos distritos industriais, os benefícios das práticas associativas entre pequenas e médias empresas, e outras importantes questões, como o desenho industrial, a inovação tecnológica, o marketing, o controle de qualidade e o uso de instrumentos informáticos.

Finalizada a reunião, o prefeito ressaltou as características do programa e mostrou seu entusiasmo pelo papel que San Martín poderá desempenhar dentro do projeto. Neste sentido, destacou o especial interesse observado nos italianos por incluir ao distrito dentro do FOSEL.

«Um distrito como este, que encabeça a recuperação produtiva da conurbação bonaerense se vê estimulado por aplicações deste tipo, que apontam ao fortalecimento dos sistemas produtivos», frisou o prefeito da cidade.

Já, a Embaixadora Ana Cafiero destacou a importância do projeto e assegurou que «não resulta casual» sua próxima aplicação no distrito: «Conheço o trabalho que realiza o Prefeito de San Martín, este distrito sempre se manteve a vanguarda em questões de cooperação, inclusive na época mais difícil do nosso país».