A cidade chilena de Rancagua, pertencente a Mercocidades, participará do Projeto Modelo de Educação Ambiental para o Fortalecimento das Capacidades Locais (PRODEEM) que se realizará como modelo piloto na região de O’Higgins.
A iniciativa se focalizará em nove municípios da região e conta com o apoio da Agência de Cooperação Japonesa (JICA) e com a Comissão Nacional de Meio-Ambiente do Chile (Conama).
O Chefe da Unidade de Educação Ambiental, Roberto González, mencionou que o projeto tenta desenhar e experimentar um modelo de intervenção territorial que permita o reconhecimento do espaço local como espaço educativo através da instalação de capacidades para o trabalho em rede com atores locais relevantes. «Esta iniciativa abordará um conjunto de temas ambientais como uso eficiente da água, a mudança climática, o uso de energias limpas, o consumo sustentável, a diversidade biológica, a reutilização e o tratamento «limpo» de resíduos, os quais tem sido priorizados pela Conama».
PRODEEM deu seus primeiros passos em novembro deste ano com a chegada de diversos especialistas aos escritórios da Conama no Chile e tem como término o mês de outubro de 2010.
São nove os municípios focalizados para realizarem o projeto: Chépica, Chimbarongo, Nancagua, Palmilla, Peralillo, Placilla, San Fernando, Santa Cruz e Rancagua. Todos estes municípios com exceção do último estão inseridos geograficamente dentro da bacia do Tinguiririca, setor priorizado como zona estratégica de desenvolvimento produtivo sustentável.
Dentro dos componentes deste projeto se inclui a capacitação no Japão dos funcionários responsáveis de liderar o projeto no seu município. Este permitirá trabalhar desde uma perspectiva sistêmica os mesmos conteúdos promovidos e assumidos pelo setor público e privado, desde o âmbito educativo através da promoção de conhecimentos, valores e habilidades para a gestão local.
«É um projeto que vai de acordo com o que queremos realizar em Rancagua no tema do meio-ambiente, por isso poremos a disposição de todos nossos profissionais da área, para que esta iniciativa chegue a bom porto», comentou o prefeito de Rancagua, Carlos Arellano.
Para o diretor regional de Conama, Héctor González Medel, é importante materializar esta proposta de gestão ambiental piloto para melhorar a participação dos municípios nos temas de avaliação e educação ambiental.