No último mês de abril o Município uruguaio de Treinta y Tres recebeu aos responsáveis do programa «Uruguai Integra» do Escritório de Planejamento e Orçamento da Nação.
O Programa Uruguai Integra está direcionado a apoiar o desenvolvimento nos 19 departamentos do país com projetos geradores de emprego nas áreas da saúde e da educação, assim como pôr em andamento a política nacional de descentralização.
Participaram do encontro o Dr. Alberto Roselli e a coordenadora técnica do programa, a Lic. Maria Elena Laurnaga, também se contou com a participação de uma importante quantidade de diretores e técnicos das prefeituras de Maldonado, Rocha e Teinta y Tres.
A ocasião foi propicia para seguir desenvolvendo uma proposta de trabalho conjunta, orientada aos fundos concordáveis deste programa, e que entre outros aspectos tem por objetivo fortalecer as ações que estas três Prefeituras estão realizando nas áreas de desenvolvimento produtivo, social e cultural.
No que se refere a estes três municípios, a proposta regional de desenvolvimento se encontra em plena elaboração, suas características principais incluem uma abordagem integral no território, que permita o fortalecimento do capital social local, em particular no referente às Juntas Locais e às organizações de cada localidade do Interior dos três Departamentos.
O programa regional procura atender também o desenvolvimento dos pecuaristas familiares da região leste, assim como fomentar a iniciativas econômicas em áreas como a da piscicultura. Um terceiro grupo de iniciativas econômicas, que procurará se complementar desde esta iniciativa são as que têm que ver com o turismo regional.
Outro aspecto substantivo da proposta é apoiar os atuais esforços de consolidação das iniciativas de formação superior e pesquisa científica na região, como a da criação de um organismo regional de promoção do desenvolvimento.
Todos estes aspectos estão sendo elaborados a partir de uma equipe interdisciplinar das três Prefeituras referidas, e tem como prazo para o começo de sua execução os primeiros meses de 2009.
O programa surgiu a partir da assinatura de dois convênios de cooperação realizados em fevereiro de 2008 entre a União Européia e o Uruguai, cada convênio conduz à criação de dois programas criados com a finalidade de apoiar ao fortalecimento da coesão social e territorial, à inovação e ao desenvolvimento tecnológico. Os mesmos são: Uruguai Integra e Uruguai Inova.