Na última sexta-feira 27 de março foi lançado o projeto de Integração Fronteiriça do Mercosul, a cargo da Prefeitura Municipal de Canelones (Uruguai) na qualidade de Secretaria Executiva de Mercocidades e Coordenadora do Comitê de Municípios do Foro Consultivo de Cidades e Regiões do Mercosul.
No evento esteve presente o Presidente paraguaio, Fernando Lugo, quem enfatizou: «Queremos levar este processo de integração a pessoas, aos povos, com especial atenção aos temas sociais, culturais, esportivos e, muito especialmente aos jovens».
«O Mercosul tem uma dívida social ampla e postergada, que abrange a todos os seus países membros», afirmou Lugo.
Paraguai exerce este semestre a presidência temporária do bloco, que acaba de celebrar seu 18º aniversário de sua criação, e suas ações estarão impulsionadas sob a consigna «Dá um rosto ao Mercosul».
«Queremos levar este processo de integração a pessoas, aos povos, com especial atenção aos temas sociais, culturais, esportivos e, muito especialmente aos jovens», enfatizou.
Durante a apresentação do projeto, o Prefeito Municipal de Canelones, Marcos Carámbula, afirmou que o mesmo procura «definir linhas de ação para o desenho e gestionamento de políticas públicas de integração transfronteiriça, identificando os problemas dessas zonas». E ressaltou, «o bloco regional deve interpretar as necessidades das pessoas, e superar a lentidão e os fracassos internos que geram cepticismo sobre seu futuro».
Participaram na mesa de apresentação do projeto, o Prefeito da cidade argentina de Morón e ex-Secretário Executivo de Mercocidades, Martín Sabbatella, Igor Santander, atual Coordenador da Secretaria Executiva de Mercocidades, Aurora Diaz, Embaixadora da Espanha e Federico Gomensoro, Secretário Executivo do Centro de Formação para a Integração Regional (CEFIR).
A iniciativa conta com o apoio financeiro e técnico da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e tem como objetivo geral definir linhas de ação para o desenho e gestionamento de políticas públicas de integração transfronteiriça. Diagnosticando e identificando problemáticas nos territórios de fronteira, oficiando como insumo às diferentes instâncias institucionais do Mercosul, e ao Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul particularmente.
No encontro, Martín Sabbatella, definiu a rede como «a voz das cidades e de suas autoridades» na interna do bloco regional, e ressaltou sua «crescente importância dentro do processo de democracia de aproximação».
A atividade, realizada no âmbito das celebrações pelos 18 anos do Mercosul, foi a instância propícia para a apresentação do cartaz comemorativo «Mercocidades celebra os 18 anos do Mercosul», que proximamente será difundido nas quase duzentas cidades da Rede.
A cerimônia foi realizada na sede da secretaria administrativa do Mercosul, após o ato o presidente paraguaio assistiu a um espetáculo de música popular de ambos os países.
Este espetáculo se integra ao ciclo de espetáculos de Mercocidades, que realizou sua primeira atividade no dia 14 de março na cidade Argentina de Morón, onde foi realizada uma homenagem ao músico uruguaio Zitarrosa no âmbito do 73º Aniversário do natalício do cantor e compositor.