O Comitê Técnico do Prêmio ODM Brasil 2007, reunido na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), selecionou nos dias 18 e 19 de dezembro do ano passado as 42 iniciativas semifinalistas de 161 municípios e organizações da sociedade civil do país. Um jurado especialmente designado para a ocasião anunciará, em março de 2008, as práticas premiadas.
O Prêmio neste momento se encontra numa de suas etapas finais, ao realizar visitas de campo aos diversos projetos semifinalistas.
As 161 práticas foram selecionadas de 1.062 inscrições realizadas por organizações da sociedade civil (fundações, ONGs, universidades, organizações do setor privado) e municípios do país, que correspondem às duas categorias de premiação.
Nos dias 18 e 19 de dezembro o Comitê Técnico se reuniu com a finalidade de selecionar as 42 práticas finalistas, o que os conduziu a uma das etapas finais do processo na qual se realistam visitas técnicas de campo para observar as iniciativas colocadas em práticas pelos diversos participantes.
Ao final, as melhores práticas serão escolhidas e premiadas por um jurado especialmente selecionado para a ocasião. Instância na qual se escolherão as 16 melhores práticas que contribuam para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio em uma ou mais das 8 metas propostas.
Estas 16 iniciativas receberão o apoio do Estado e se converterão em exemplos para a criação de projetos em outras localidades do país.
O Prêmio ODM Brasil 2007 é uma iniciativa pioneira no mundo, foi proposto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da I Semana Nacional pela Cidadania e pela Solidariedade, em 2004. O Prêmio é organizado pela Secretária-Geral da Presidência da República, em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento pela Cidadania e pela Solidariedade.
A primeira edição dos ODM Brasil se realizou em 2005 e contou com 920 inscrições e 27 práticas premiadas.
As 8 metas e objetivos mundiais foram acordados na Sede das Nações Unidas e subscritos por chefes de Estado e de governo de todo o mundo na Cúpula do Milênio, celebrada em setembro do ano 2000.
As 8 metas são as seguintes:
Erradicar a pobreza extrema e a fome
Lograr o ensino primário universal
Promover a igualdade entre os gêneros e a autonomia da mulher
Reduzir a mortalidade infantil
Melhorar a saúde materna
Combater o HIV AIDS, a malária e outras doenças
Garantir a sustentabilidade do meio ambiente
Fomentar uma associação mundial para o desenvolvimento