A cidade argentina de Saladillo, localizada na Província de Buenos Aires, será a sede da 5ª Edição do Festival Nacional de Cinema com Vizinhos, que se realizará entre os dias 18 e 22 de novembro.

Quem desejar participar poderá se inscrever até o dia 1 de agosto via on-line em www.cineconvecinos.com.ar

Os organizadores, Fábio Junco e Júlio Midú, disseram que só serão aceitos longas-metragens de ficção de mais de 45 minutos realizados com a participação de vizinhos e atores. Ambos cineastas, egressados da Escola de Cinema do INCAA (ENERC), confirmaram que já se inscreveram mais de quarenta longas-metragens realizados em distintas províncias por estudantes de cinema e diretores aficionados.

Saladillo é epicentro de um fenômeno cinematográfico que durante a última década produziu 18 longas-metragens de ficção com a participação de atores dos seus vizinhos. Seus filmes comunitários foram projetados em festivais de França, Cuba, Equador, Bolívia, Uruguai; em numerosas edições do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata e em diversas mostras de cinema nacional.

O 5º Festival coincidirá este ano com o andamento da Fundação Cinema com Vizinhos que impulsionará a realização do cinema comunitário em todo o país. Os cineastas Junco e Midú informaram que iniciaram gestões com funcionários, diretores independentes e grêmios das distintas áreas da indústria cinematográfica para conseguir o consenso e habilitar um enquadre legal para os quase cem filmes independentes que são feitos por ano na Argentina.

O Festival Nacional de Cinema com Vizinhos vem se realizando já há cinco anos consecutivos com o forte apoio do Município de Saladillo. É patrocinado pela Secretaria de Cultura da Nação, pelo Incaa, pelo Instituto Cultural da Província de Buenos Aires, pelo Sindicato da Indústria Cinematográfica Argentina (SICA) e pela Escola TEA Imagen, entre outros organismos públicos, instituições e empresas privadas.