Nestes últimos anos Belo Horizonte consolidou sua inserção no cenário internacional.
Na atualidade, programas desenvolvidos pelo município, como o Orçamento Participativo, Vila Viva e Nascimentos, são referência para vários países e objeto de estudo em universidades e outras instituições.
A prefeitura concretizou também a participação da capital mineira em redes e associações internacionais de cidades, além de intensificar medidas a fim de atrair investimentos e captar recursos para o município. Neste plano de internacionalização, Belo Horizonte integra a Rede Metrópoles, a Associação Internacional de Cidades Educadoras, o Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Estratégico Urbano, The Global Cities Dialogue e Mercocidades, entre outras.
Os programas e associações trazem à capital autoridades e especialistas de diferentes países e permitem a disseminação de políticas exitosas adotadas na cidade. Somente em 2008, o município recebeu a visita de delegações estrangeiras da África do Sul, Bangladesh, Argentina, Bélgica, China e Grécia, interessadas em conhecer as ações de saúde, educação, urbanização e participação popular. Também foram assinados e discutidos protocolos de irmanamento.
Ademais, contribuem ao intercâmbio os eventos de grande repercussão recebidos pela cidade, como o Seminário Internacional do Orçamento Participativo -que integrou as comemorações dos 111 anos do município, em dezembro de 2008, e marcou os 15 anos do Orçamento Participativo-, o Encontro Metrópoles – América Latina e Caribe, realizado em 2007, a 47ª Reunião Anual da Assembléia de Governadores do Banco Internacional de Desenvolvimento e a 21ª Reunião da Corporação Interamericana de Investimentos, em 2006.
Os acordos permitem que Belo Horizonte se mostre no exterior e que cidades estrangeiras se apresentem na capital mineira. Um exemplo foi a Semana de Belo Horizonte em Buenos Aires, Argentina, no mês de novembro, depois de que a capital mineira recebeu a Semana de Buenos Aires em Belo Horizonte, em 2007. Daqui a alguns meses, entre abril e novembro de 2009, será a vez da França desembarcar no território belo-horizontino, durante o Ano da França no Brasil.