No dia 5 de junho de cada ano se celebra em todo o mundo o Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas na sua resolução 2994 do dia 15 de dezembro de 1972, dando início desta maneira à Conferência de Estocolmo, Suécia, sobre Meio Ambiente Humano. Também nesse mesmo dia se aprovou a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

O slogan selecionado para esta ocasião é Deixe o Hábito! Para uma economia baixa em Carbono. Reconhecendo que a mudança climática está se convertendo na questão de definição da nossa era, o PNUMA está pedindo aos países, as empresas e as comunidades que se concentrem em procurar o modo de reduzir as emissões de gases estufa.

O Dia Mundial do Meio Ambiente fará ênfase nos recursos e iniciativas que promovam estilos de vida e economias com baixas emissões de carbono, como a melhora da eficiência energética, as fontes alternativas de energia, a conservação dos bosques e o consumo ecológico.

As principais celebrações internacionais do Dia Mundial do Meio Ambiente 2008 serão realizadas na Nova Zelândia. A agenda do PNUMA pretende dar uma cara humana aos temas ambientais; motivar às pessoas a se converterem em agentes de desenvolvimento sustentável e eqüitativo, assim como promover o entendimento de que as comunidades são fundamentais para a mudança de atitudes para temas ambientais, e lutam pela colaboração, que garanta a todas as nações e povos desfrutar de um mais seguro e mais próspero futuro.

Ainda que as principais celebrações sejam realizadas na Nova Zelândia, desde diversos pontos do planeta esta data se celebra de muitas formas, seja através de desfiles de bicicletas, concertos verdes, competições de ensaios, plantações de árvores, promoções de reciclagem. Em muitas cidades o Dia Mundial do Meio Ambiente é utilizado para incrementar a atenção e ação política.

As diversas autoridades fazem declarações e se comprometem a cuidar a Terra. São feitos compromissos mais sérios que levam à criação de estruturas governamentais permanentes, as quais se dedicam ao manejo ambiental e a planificação econômica. Isto também oferece uma oportunidade para assinar ou ratificar convenções ambientais internacionais.

Mercocidades afirma seu apoio à prossecução de cidades meio ambientalmente sustentáveis através da sua Unidade Temática de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que desde 1996 desenvolve atividades que estimulam a promoção de ações, e do desenvolvimento de programas e projetos de desenvolvimento local sustentável.

As temáticas abordadas durante as diversas coordenações da UT se centram em temas chaves na matéria do meio ambiente como: a preservação do solo e a biodiversidade, a prevenção e a recuperação da qualidade dos meios aquáticos e atmosféricos, e a educação ambiental. Ultimamente a gestão dos resíduos sólidos é uma das temáticas prioritárias de trabalho.

Mensagem da Primeira Ministra da Nova Zelândia, Helen Clark

Foi um grande prazer que Nova Zelândia aceitasse o convite de receber o Dia Mundial do Meio Ambiente 2008. A mudança climática é a questão meio-ambiental mais importante a que se enfrenta o mundo atual, e me cabe a honra de que se tenha convidado a Nova Zelândia para receber este ano o acontecimento.

Secas e enchentes, níveis do mar em elevação, fusão de gelos, degradação de ecossistemas, perda da diversidade biológica e outras repercussões da mudança climática expõem o potencial de problemas em escala mundial que requer que as nações colaborem para conseguir soluções. Todos os países do mundo estão reconhecendo suas funções para encontrar vias criativas para enfrentarem aos desafios sem precedentes.

Nova Zelândia é plenamente consciente de sua responsabilidade de atuar. Nos sentimos orgulhosos da nossa identidade limpa e verde como nação, e estamos decididos em adotar medidas para protegê-la. Temos a idéia de que proteger o clima significa uma mudança de conduta para todos e cada um de nós.

A princípios de 2007 aceitei o desafio de converter a Nova Zelândia numa nação verdadeiramente sustentável e incluso de aspirar a ser neutral a respeito do carbono. Nosso governo tem iniciado um conjunto amplo de políticas para lograr a sustentabilidade, incluído de: um sistema de comércio de emissões, estratégias de energia (incluída a eficiência e a conservação da energia) e programas para ajudar aos lares e aos negócios a serem mais sustentáveis. Também está desenhado de modo a fazer frente aos desafios e aproveitar as oportunidades da mudança climática. Durante 2008 continuaremos nesta empresa.

A cada ano o Dia Mundial do Meio Ambiente nos aponta a importância crítica de proteger nosso meio ambiente. Proporciona uma oportunidade para aprender da experiência adquirida por outros. Minha esperança para o Dia Mundial do Meio Ambiente, 2008, é que motivemos aos governos, ao mundo empresarial e às comunidades de todo o mundo a que empreendam as medidas necessárias para lograr melhoras duradouras e para que mediante estas medidas fique assegurada a capacidade do planeta de sustentar às gerações futuras.