SabbatellaNo último dia 10 de dezembro Martín Sabbatella, atual Secretário Executivo de Mercocidades, assumiu seu terceiro mandato como Prefeito do partido de Morón. Frente a mais de 10 mil cidadãos que lotaram a praça San Martín, e diante dos integrantes do Conselho Deliberante de Morón, que realizaram a sessão a céu aberto, Sabbatella prestou juramento às 19h.

«Estamos assumindo o compromisso de continuar e aprofundar um processo iniciado a fins de 1999 com o desafio de ganhar na amplitude e no impacto de todas nossas políticas públicas, e isso significa mais esforço, mais criatividade, mais iniciativas em todas e em cada uma de nossas ações de governo», afirmou Sabbatella e acrescentou: «Nestes oito anos logramos que a comunidade deixe de ver ao Estado local como um âmbito que cobria a incapazes e a sem-vergonhas para valorizar sua importância como garantia dos direitos e como motor de um desenvolvimento eqüitativo e solidário. Nos orgulhamos do caminho percorrido, mas temos o desafio e a obrigação de prolongar e fazer mais longa esta transformação que iniciamos. Temos o dever moral e ideológico de não nos determos. De somar mais e mais braços a este projeto coletivo».

Compartiram do ato legisladores de distintos âmbitos e partidos, entre eles, Eduardo Macalusse e Ariel Basteiro; o secretário geral da CTA, Hugo Yasky; as representantes dos organismos dos direitos humanos, Nora Cortiñas, Delicia Córdoba de Mopardo e Laura Bonaparte; o prefeito de Canelones, Uruguai, Marcos Carámbula; o diretor da Biblioteca Nacional, Horacio González; Edgardo Binstock; a deputada nacional e neta recuperada Victoria Donda; e Jorge Ceballos entre outros.

A jornada começou com um breve concerto da Agrupação Sinfônica Municipal. Depois do juramento, Lito Vitale se apresentou junto com os músicos Juan Carlos Baglietto, Claudia Puyó, Liliana Hererro, Liliana Vitale, Hilda Lizarazu e Horacio Fontova. Os reconhecidos atores Osvaldo Santoro, Rita Terranova e Arturo Bonín leram poesias e textos curtos de distintos autores latino-americanos.

Também se projetou um vídeo institucional que percorreu os 8 anos de governo e outro com cumprimentos de diferentes personalidades da cultura, dos organismos de direitos humanos, das organizações sociais e das forças políticas que quiseram estar presentes na cerimônia.