A experiência do Município argentino de Tandil como promotor de políticas públicas para a comunidade implementadas desde a Secretaria Legal e Técnica, e sua articulação com a comunicação e os meios, foi apresentada no encontro internacional sobre «As Defensorias do Povo e os meios de comunicação», que se realizou entre os dias 19 e 21 de novembro em Santa Cruz da Sierra, Bolívia.

A oficina, organizada pelo Centro de Iniciativas de Cooperação ao Desenvolvimento CICODE – Universidade de Alcalá, e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI), reuniu a representantes da Defensoria de todos os países de Ibero-América.

O Município foi convidado especialmente ao encontro para expor sua experiência local sobre os diversos programas que se desenvolvem desde a Secretaria Legal e Técnica, como o programa mediação comunitária, a defesa dos direitos dos consumidores ou desde a área de terras, fazendo eixo na relação com os meios de comunicação.

A dissertação esteve a cargo da Diretora de Comunicação e de Imprensa da comuna, Andrea Rossetti, que foi uma das representantes argentinas no evento junto a membros da Defensoria da Cidade Autônoma de Buenos Aires e do jornalista da Rádio Mitre Horacio Caride.

Na oficina se acordou a formação de uma rede de defensorias, na qual Tandil estará incluída em qualidade de convidada, com o objetivo de fortalecer a comunicação no campo dos direitos humanos e no exercício da cidadania.

Também, os participantes acordaram na elaboração de materiais que possibilitem uma melhor cobertura dos jornalistas de todas aquelas temáticas vinculadas aos direitos humanos e cidadãos.

Atualmente, a cidade de Tandil integra ao Conselho de Mercocidades, junto à cidade de Rosário, em representação das cidades argentinas da Rede, ao mesmo tempo em que sub-coordena a Unidade Temática de Ciência, Tecnologia e Capacitação de Mercocidades.