Nos dias 27, 28 e 29 de dezembro se realizará a sétima versão do Carnaval Cultural de Valparaíso, Chile, que este ano receberá o melhor do Carnaval Uruguaio. O anúncio oficial foi realizado no passado mês de agosto pela Ministra Presidenta do Conselho da Cultura e as Artes do Chile, Paulina Urrutia, em companhia do Prefeito da Municipalidade de Valparaíso, Aldo Cornejo, e do embaixador do Uruguai no Chile, Carlos Pita.

Nesta sétima versão, Valparaíso receberá o melhor do tradicional Carnaval Uruguaio que este ano celebra seus 100 anos de vida. Considerado o mais longo do mundo, convoca entre janeiro e março a dezenas de milhares de pessoas.

O Carnaval Cultural de Valparaíso incluirá, através do Carnaval Uruguaio, uma murga junto a uma comparsa de candombe (negros e lubolos) integrada por aproximadamente 40 pessoas. A murga descreve com sarcasmo os sucessos do ano, satirizando fatos políticos, esportivos, televisivos, etc. A estas atividades se somam as contribuições de gestores culturais que desde Montevidéu trabalharam com seus pares na formação de grupos e comparsas que se somarão a murga uruguaia.

Dentro da oferta musical se apresentará um dos maiores expoentes do Carnaval Uruguaio, Tabaré Cardozo e sua banda, artista da nova geração da música popular montevideana que fusiona rock com murga e candombe.

Também serão realizadas interessantes exposições, como uma mostra de fotografias históricas do Carnaval de Montevidéu (organizada pelo Centro Municipal da Fotografia), mostra de trajes típicos que pertencem ao Museu do Carnaval, e uma exibição do cinema uruguaio, selecionada e realizada pelo Ministério de Educação e Cultura da Prefeitura e a ASOPROD (Associação de Produtores), entre outras.

O Carnaval de Valparaíso tem se caracterizado por ser a festa cultural popular gratuita mais importante do Chile. Inclui às melhores produções artísticas do ano, provenientes do teatro, dança, literatura, artes visuais, fotografia, cinema, audiovisual e música. A estas se agregam encontros e debates sobre artesanato, gestão cultural, gastronomia e patrimônio, um nutrido panorama de atividades e espetáculos, que se apresentam em distintos cenários, especialmente acondicionados para a ocasião, e que ocupam toda a infra-estrutura cultural existente na cidade.

Em suas versões anteriores o Carnaval contou com a participação de convidados internacionais como Barcelona (Espanha), Guanajuato (México), Salvador da Bahia (Brasil), Barranquilla (Colômbia), Buenos Aires (Argentina) e cidade do Panamá (Panamá), conseguindo um intercâmbio cultural efetivo entre Valparaíso e a cidade convidada. É uma festa que crescentemente tem se ido integrando à vida cultural da cidade, mobilizando grandes conglomerados de públicos.