Na próxima segunda-feira, 17 de novembro, representantes de toda a região se encontrarão em Montevidéu para refletir sobre a crise financeira mundial.
A atividade, convocada pela Presidência da Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul, pelo Parlamento do Mercosul e pelo Foro de Consulta e Conciliação Política, convida a altos mandatários, funcionários e acadêmicos dos Estados Partes e Associados do Mercosul para debaterem sobre os efeitos da crise e as possíveis alternativas que poderá adotar o Bloco Regional.
As autoridades que convocaram para este encontro, se manifestaram ao respeito, tanto Chacho Álvarez, Presidente da Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul, como o Dr. Rosinha, Presidente do Parlamento do Mercosul, coincidiram em «pôr especial ênfase nas possíveis alternativas que desde a região possam surgir para prefigurar a nova arquitetura financeira internacional».
Por sua parte, o Dr. Rosinha assegurou que: «Se bem é certo que esta crise provém de problemas graves do sistema financeiro norte-americano, suas conseqüências se disseminaram por todo o mundo e sacodem aos países do Mercosul. A crise financeira internacional «ameaça» ao processo de integração regional».
Em referência ao mesmo assunto, Chacho Álvarez disse: «é importante que ao mesmo tempo em que enfrentamos coordenadamente a situação, nossos países comecem a entrar num consenso de uma proposta de como deveriam se renovar às instituições da ordem econômica internacional».
O comunicado à imprensa será numa CONFERÊNCIA DE IMPRENSA que terá lugar na mesma sala às 10h30min (em ponto), sem exceções.
Mais informação através dos seguintes contatos:
Rafael Reis
(00598) 96-466030
Encarregado de Imprensa Parlamento Mercosul
Itatí Schvartzman
(00598) 94-402820
Encarregada de Imprensa da Presidência CRPM