Com o patrocínio de MERCOCIDADES, no passado 23 de abril se realizou no Museu Roverano da cidade de Quilmes, Argentina, a Oficina “A importância da Rede de Mercocidades, uma mirada desde o COMCOSUL”, organizado pelo Consórcio de Municípios da Conurbação Sul (COMCOSUL).
O mesmo teve como objetivo promover e difundir os princípios que inspiraram a criação da Rede de Mercocidades, acrescentar e aprofundar os conhecimentos dos funcionários locais sobre esta Rede, impulsionar a participação nas distintas «Unidades Temáticas» da Rede, propiciar a coordenação regional de políticas de cooperação dos Municípios integrantes do COMCOSUL no âmbito de Mercocidades e colaborar com os processos de integração regional desde os Municípios integrantes do COMCOSUL e seus governos.
Na abertura da jornada, o Prefeito Municipal de Quilmes Francisco Gutiérrez declarou que «a participação do Comcosul em Mercocidades é muito importante para poder trabalhar no intercâmbio de experiências com as cidades do MERCOSUL, já que o mercado latino-americano é uma oportunidade forte para o desenvolvimento». Também acrescentou que «temos que aproveitar este espaço para poder discutir políticas regionais com outras cidades de países limítrofes e buscar soluções a temas como o lixo, a insegurança, a drogadição e o desenvolvimento econômico».
O Consórcio de Municípios da Conurbação Sul está integrado pelos municípios de Almirante Brown, Avellaneda, Berazategui, Florencio Varela, Lanuz, Lomas de Zamora e Quilmes.