Nos próximos dias 10 e 11 de março, a cidade de Montevidéu (Uruguai) receberá a representantes de Mercocidades num encontro que reunirá a sua Comissão Diretiva, a sua Secretaria Executiva (Morón), a sua Secretaria Técnica Permanente e as suas coordenações das Unidades Temáticas da Rede.

No encontro, -destinado a cumprir um papel preparatório para o que será o próximo mês de junho a XIII Cúpula de Mercocidades- tratará a situação institucional da Rede, por meio de uma análise do recente período passado e serão avaliadas as novas propostas e estratégias para o próximo período.

Na segunda-feira 10 de março, a reunião da Comissão Diretiva de Mercocidades inaugurará o encontro a partir das 10h30min. Durante esta instância serão tratadas as seguintes temáticas:

-Decisões adotadas pela Rede na matéria institucional.
-Secretaria Executiva 2008-2009 (apresentação de um relatório sobre a próxima cidade uruguaia a se converter na Secretaria Executiva e definições para a XIII Cúpula de Mercocidades).
-Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul.
-Conteúdos que serão tratados na Reunião da Comissão Diretiva, da Secretaria Executiva Permanente (localizada em Montevidéu) e dos Coordenadores das Unidades Temáticas e das Comissões.

No mesmo dia pela tarde se realizará a reunião recém mencionada, onde serão tratados os seguintes temas: situação institucional, prioridades no que se refere à agenda política de 2008, assim como também o estado da situação dos diversos projetos transversais da Rede, junto à proposta da futura Secretaria Executiva de Mercocidades.

A reunião continuará na terça-feira 11, com a apresentação dos planos de trabalho das coordenações das Unidades Temáticas e suas comissões, instância na qual também se definirão os eixos de trabalho e possibilidades de ações no âmbito do convênio assinado com o Instituto Latino-Americano de Segurança e Democracia (a confirmar).

No mesmo dia, o Prefeito de Montevidéu, Ricardo Ehrlich e o Presidente da Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul, Carlos Álvarez, apresentarão seus cumprimentos e reflexões.