O Prefeito Municipal de Rosário -Argentina- Miguel Lifschitz participou como representante de Mercocidades do plenário inaugural «Os Grandes desafios das Metrópoles», no âmbito do IV Congresso Latino-Americano de Cidades e Governos Locais – Democracia, Desenvolvimento e Descentralização – Experiência América 2008, organizado por FLACMA (Federação Latino-Americana de Cidades, Municípios e Associações) junto ao Governo do Distrito Federal do México.

Com a participação de mais de 500 assistentes ao Congresso, sendo uns 100 chefes de governos locais e membros de associações municipais, da América Latina e da Europa, como também numerosos funcionários de governos nacionais e subnacionais, o Prefeito Lifschitz ocupou um lugar no pódio de abertura e dirigiu sua locução ao plenário em nome da Rede de Mercocidades e da Municipalidade de Rosário. Compartilhou o ato de abertura do Congresso junto ao Chefe de Governo da Cidade do México, Marcelo Ebrard Casaubón, ao Presidente Municipal de Ecatepec de Morelos e Presidente da Associação de Autoridades Locais do México (AALMAC) José Luis Gutiérrez Cureño e ao Presidente de FLACMA, Julio César Pereyra.

Lifschitz -que integra a Comissão Diretiva de Mercocidades como Secretário Executivo eleito para o próximo período- se referiu aos desafios atuais de nossas metrópoles, identificando pontualmente a democracia de participação, o desenvolvimento econômico local e o emprego, a convivência de qualidade, a inclusão e coesão social e a cooperação internacional. Assim mesmo, refletiu sobre a riqueza das ações impulsionadas pelas redes de cidades, destacando a trajetória de Mercocidades e convidando a construir agendas complementares entre as redes de cidades.

Na quinta-feira (28) o Prefeito Lifschitz presidirá a sessão plenária «Segurança Cidadã, Condição para o Desenvolvimento», realizando uma intervenção a respeito e moderando as intervenções de José Luis Durán Reveles, Presidente Municipal de Naucalpán, México, Muscadin Jean Yves Jason, Prefeito de Porto Príncipe, Haiti e Manuel Mondragón, Secretário de Segurança Pública do Governo da Cidade do México. Espera-se uma rica reflexão conjunta a partir da diversidade do fenômeno, dos enfoques e das soluções que os diferentes governos locais implementam.