Em comemoração ao Dia Internacional do Idioma, ao Dia Mundial do Livro e ao do Direito do Autor, a Unidade Temática da Cultura de Mercocidades, a partir da proposta da Cidade de San Martín na Argentina, realizará no dia 23 de abril, uma MARATONA DE LEITURA sob o título “O Idioma dos Livros”. .
Em diversas cidades do Mercosul, se realizarão leituras em simultâneo nas Bibliotecas Públicas com o fim de inaugurar as atividades da Rede de Bibliotecas Públicas de Mercocidades.
A Maratona de Leitura tem como propósito promover e estimular o hábito da leitura, assim como, homenagear aos grandes autores do Mercosul. Trata-se de um projeto em que os participantes poderão vivenciar as múltiplas possibilidades que oferece a leitura, fortalecendo vínculos comunitários, desenvolvendo o sentido de identidade, de posse e de protagonismo.
Desde a UT da Cultura da Rede, informamos a Agenda de Leituras em cada uma das cidades que se somaram à realização desta atividade:
San Martín (Argentina): A Subsecretaria de Cultura da Municipalidade de General San Martín, com o fim de inaugurar as atividades da Rede de Bibliotecas Públicas de Mercocidades realizará uma Maratona de Leitura sob o título “O Idioma dos Livros” na segunda-feira, 23 de abril.
As pautas gerais sugerem que cada biblioteca convoque aos vizinhos de sua comunidade para participarem de uma jornada mínima de 4 horas, na qual os leitores recriarão textos de autores preferentemente latino-americanos. Para as bibliotecas do partido do General San Martín, se sugere a faixa horária de 16 à 20h.
Neste dia, também se procederá à inauguração do mural “Guardiões da Cultura”, do muralista Fernando Vera, na frente da Biblioteca Popular Diego Pombo, localizada na rua 70 (La Crujía) 3357 da cidade de San Andrés.
Córdoba (Argentina): no dia 23 de abril, a Direção de Cultura do Município de Córdoba, em Rede com a proposta da Cidade de San Martín, realizará a «Praça de leitura» Contos Americanos de tradição oral e literária sob a responsabilidade do grupo de narradores “Tecuen Tecuen”. Organizado pelo Centro de Documentação e Informação do Mercosul. A jornada de leitura se realizará na explanada do Cabildo Histórico da Cidade nos horários de 11 à 13h e de 16h30min às 18h30min, em caso de chuva será na sala de concertos. Durante a atividade se realizará uma função de Fantoches a cargo de Raúl Capdevila. Aderem a “Praça de Leitura” a Associação Argentina de Leitura filial Córdoba, Biblioteca José Luis Borges, Biblioteca Arturto Capdevila e Arquivo Histórico Municipal.
San Miguel de Tucumán (Argentina): no dia 23 de abril na biblioteca da Direção de Cultura, Comunicação Social e Turismo, da Municipalidade de San Miguel de Tucumán, localizada no Parque 9 de Julio, principal pulmão verde da cidade, se realizará a Maratona de Leitura “O idioma dos livros” em adesão às atividades que realiza a Rede de Bibliotecas Públicas de Mercocidades. Como se sabe San Miguel de Tucumán integra a Rede de Mercocidades e participa ativamente através da Unidade Temática da Cultura. Participarão do encontro alunos e docentes dos principais estabelecimentos educacionais dos municípios.
Assunção (Paraguai): no dia 23 de abril na biblioteca Herib Campos Cervera do Centro Paraguaio Japonês realizará a leitura de autores paraguaios tanto em espanhol como em guarani. Selecionaram-se obras de: Augusto Roa Bastos, Elvio Romero, Gabriel Casaccia, Herib Campos Cervera, Manuel Ortíz Guerrero, José Maria Gómez Sanjurjo, entre outros. Participarão do encontro artistas, escritores, poetas e jornalistas reconhecidos do Paraguai.
Malvinas Argentinas (Argentina): adere ao projeto proposto por San Martín da Maratona de Leitura com o projeto: Projeto de participação da Rede de Bibliotecas de Mercocidades Juntos é Melhor.
Bibliotecas participantes: Biblioteca Popular William Morris, Biblioteca Popular Los Polvorines e Biblioteca Popular Pablo Nogués.
No dia 23 de abril as três bibliotecas acordando um horário simultâneo (para compartir simbolicamente esse momento de leitura e viver nosso slogan) estarão exibindo e narrando contos de autores como: Jorge Luis Borges, Horacio Quiroga, Mauro Vasconcelos, Eduardo Galeano, etc. A comunidade será convocada durante toda a semana, para ouvir, conhecer e desfrutar estes autores.
O encontro se realizará em três momentos: apresentação do autor, leitura da obra, recorrido livre por parte dos leitores da biografia proposta.