O Prefeito Municipal de Maldonado (Uruguai) e integrante, em qualidade de suplente, do Conselho de Mercocidades, Oscar de los Santos participou no passado 1º de fevereiro do lançamento do Sistema de Gestão Eletrônica do município, que permitirá, em uma primeira etapa, o acesso público às resoluções municipais através do site web da prefeitura.
Este novo sistema de trabalho transformará os documentos impressos em eletrônicos, mediante o uso de novas ferramentas informáticas, dando maior agilidade aos trâmites, minimizando tempos e custos para a própria administração e para a cidadania.
Já de princípio o projeto conta com umas 1.100 resoluções publicadas na página web (www.maldonado.gub.uy), as quais podem ser consultadas fazendo um clique no link «Resoluciones de la Administración». Para pôr em funcionamento o Sistema de Gestão Eletrônica se capacitaram aproximadamente 80 funcionários e foram ingressadas ao sistema umas 60 assinaturas eletrônicas, entre as quais figura a do próprio prefeito, a do secretário geral e a de diretores municipais.
Oscar de los Santos destacou a importância de que o público tenha acesso facilmente às resoluções adotadas pela prefeitura e ressaltou que a intenção é «gerar o direito dos cidadãos de saber, rapidamente, através do expediente eletrônico, onde está seu expediente», sem depender de um contato pessoal com um hierarca ou funcionário.
«Não há exercício das garantias e das liberdades, se os administrados não têm acesso rápido às resoluções de seus administradores», agregou o chefe comunal.
O Prefeito ressaltou, ademais, a importância de que outros hierarcas da prefeitura tenham a potestade de tomar resoluções, para lograr que esses trâmites se efetuem mais rápido: «Apostamos a um município, que através da delegação do Prefeito em faculdades de seus diretores gerais, dos secretários e dos corpos colegiados das Juntas Locais, e das unidades desconcentradas em construção na capital e em Punta del Este, permitam um exercício de governo com a garantia das leis mais próximas da cidadania».