O Prefeito da Cidade argentina de La Plata, Pablo Bruera, firmou junto à Secretária do Meio Ambiente da Nação, Romina Picolotti, pela implementação de um Plano Ambiental para todo o partido.
Da cerimônia, que se realizou no Salão Branco do Palácio Municipal, participou também o Chefe de Gabinete do governo provincial, Alberto Pérez.
O Chefe Comunal da Capital Bonaerense explicou que «este Convênio representa o apoio, em financiamento e tecnologia, por parte do Governo Nacional e Provincial para fortalecer às Cooperativas que estão realizando a reciclagem do lixo, através de recursos materiais».
«Nossa idéia é gerar uma Agência Ambiental, que seja tratada no Conselho Deliberante, e por isso, nós queremos começar a trabalhar imediatamente. Seguiremos investindo dinheiro, tempo e esforço neste tema, porque acredito que é muito rentável para todos os platenses», manifestou o Prefeito.
Já Bruera, indicou que «estamos trabalhando junto à Secretaria do Meio Ambiente da Nação, para criar a Agência Ambiental La Plata, para conseguir financiamento e tecnologia». E acrescentou que «o Programa de Separação de Resíduos em La Plata, terá um maior alcance nos bairros a partir de outubro».
Com a Agência Ambiental de La Plata, se pretende instalar definitivamente este tema na agenda do governo, com a intenção de localizar à cidade como líder regional nas práticas ambientais de excelência.
Assim, desde este espaço se trabalharão com programas ambientais de reciclagem, tal como se vem fazendo até o momento com o Plano de Separação de Resíduos na Origem.
Também se abordarão temas como o tratamento de resíduos tóxicos, os de justiça ambiental, os deficiência energética e os de conservação florestal de toda a cidade. Esta Agência desenhará programas com objetivos específicos, que se enquadrem na sua missão, que tenham a capacidade de conseguir financiamento para cada um dos projetos que venham a realizar.