A cidade de La Paz (Bolívia) convoca a todos os artistas interessados em participar do Festival de Vídeo-arte «La Paz Marka» para apresentarem suas obras, a convocatória vence no próximo dia 19 de maio.
Poderão se apresentar todo tipo de trabalhos (tema livre) que serão classificados para sua exposição como: vídeo experimental, vídeo instalação, vídeo performance, vídeo animação, vídeo musical ou algum híbrido segundo o critério do próprio autor.
A idéia do Festival é discutir, através da participação aberta dos artistas (aficionados e profissionais), sobre o estado atual e as projeções para o futuro, visualizando 2009, ano em que a cidade de La Paz celebra seu bicentenário e foi nomeada Capital Ibero-Americana das Culturas.
Quem desejar participar deverá apresentar seus trabalhos em DVD-NTSC Zona 0 ou 1 (duas cópias) e como arquivo em formato .mov com compressão MPEG-2 e 720×480 pixels de resolução (duas cópias), anexando além disso a seguinte informação:
– Nome completo do ou dos participantes
-Nome do coletivo, se for produto de um
-Domicílio
-Telefone
-Correio eletrônico
-Título da/as Obra/as
-Duração da/as Obra/as
-Nacionalidade
Os vídeos devem incluir uma ficha técnica de 5 segundos ao princípio e ao final da obra, com a seguinte informação para sua identificação durante a apresentação no festival:
-Título da Obra
-Nome do Autor
-Duração
As propostas de vídeo instalação e vídeo performance deverão estar acompanhadas de especificações técnicas detalhadas para sua exibição.
O Festival de Vídeo-arte, que se realizará de 13 a 15 de junho, será o espaço onde se exibirão todos os trabalhos apresentados de acordo à classificação prévia. Serão três dias de festa para o vídeo-arte já que os artistas locais, convidados internacionais e público em geral apreciarão de um espaço de encontro onde ademais de ver uma grande quantidade de mostras, instalações, performances e outros, poderão participar de conferências, exposições e trocar experiências, técnicas e vivências na área da produção de vídeo-arte.
Para a exibição, a organização disporá de equipamentos (projetores, telas e monitores) e ambientes para reproduzir os trabalhos; o resto do material, se alguma obra o necessitar, ficará a cargo do artista.
Para os trabalhos de vídeo performance se disporá de um cenário de 7 x 5m, duas mega telas e equipamento de som e iluminação.
Lugar de entrega: Cinema Municipal 6 de Agosto, Av. 6 de
Agosto 2184 – 2º piso, telefone 2440709.
Horário de atendimento: 8:30 a 12:00 – 14:30 a 19:00
Os trabalhos apresentados serão exibidos, de 1º a 30 de junho, em distintos espaços culturais da cidade para fortalecer o movimento gerando expectativa e continuando com a mesma uma vez concluído o Festival.
Os espaços são: Cinema Municipal 6 de Agosto, Café – Café cultural, Aliança Francesa, Teatro de Câmara, Namais Té e outros. Os trabalhos que impliquem vídeo instalação e/ou vídeo performance serão exibidos exclusivamente no Festival.
La Paz Marka está organizado pelo Governo Municipal de La Paz, pela Secretaria de Culturas e pela Revista Artillero, e conta com o apoio da Embaixada do Brasil, do Consulado do Chile e da Aliança Francesa.
Vídeo-arte se entende como uma ferramenta que tem o potencial de criar mensagens comunicativas, de análise social e crítica a uniformidade promovida pela corrente comercial, já que muitos vídeo-artistas desenvolvem seu trabalho baseados em conteúdos extraídos de sua experiência midiática cotidiana; explorando estruturas narrativas ricas, abstratas e complexas.
No ano 2007, o Governo Municipal de La Paz organizou o 1er Encontro Internacional de Arte Digital, que teve como base a geração de oportunidades e espaços criativos para mais de 300 jovens de nossa cidade através da implementação de programas de formação gratuita em Produção Visual (gráfica, animação, vídeo).
O êxito deste projeto levou a que o mesmo seja parte fundamental dos programas culturais programados para as gestões 2008 e 2009, iniciando novos laboratórios a partir de janeiro de 2008 com programas para crianças; mantendo ao mesmo tempo as melhores experiências do ano passado e inovando com novas propostas.