No próximo dia 24 de abril a cidade de Buenos Aires será sede do Seminário «Juventude, Capacitação e Cidadania Regional», organizado pelo projeto de Voluntariado Universitário «Identidade Mercosul».

Este projeto tem como objetivo fortalecer a identidade regional da cidadania e a participação responsável, formada e informada, dos/as jovens no processo político sul-americano, particularmente na eleição direta de membros do Parlamento do Mercosul, que será realizada na Argentina.

O seminário será realizado no Auditório do Instituto do Serviço Exterior da Nação Argentina, localizado em Esmeralda 1212 ISEN 5º andar.

Durante o seminário serão debatidas diversas temáticas:
O papel da educação na construção do olhar regional
As conquistas da integração e das políticas públicas regionais
A região como resposta à crise regional

Acesse ao Programa do evento

O Voluntariado Universitário «Identidade Mercosul» foi criado no âmbito do Programa Nacional de Voluntariado Universitário, promovido pelo Ministério da Educação da República Argentina, pela cátedra «Globalização versos Regionalização? a integração regional na América Latina, no Caribe e no Mundo» do curso de Ciência Política da Universidade de Buenos Aires.

Dentro do projeto participam, também docentes e alunos/as da cátedra e de outras cátedras e universidades, funcionários/as de instituições nacionais públicas e privadas.

O programa levará às escolas de nível médio o olhar regional, tentando gerar nos/as jovens a vontade de se informar e de participar no desenvolvimento do país nesse contexto, assim mesmo, promove a construção de uma forte identidade regional e de um sentido de pertenência no âmbito do respeito à diversidade.

Para isso, se usam ferramentas participativas e simulações de instituições regionais com o fim de lograr o envolvimento dos jovens e a aprofundar a compreensão da temática mencionada. Se trabalhará com estudantes dos últimos anos da educação secundária (entre os 16 e os 18 anos).

A estratégia de intervenção consiste na realização de 3 encontros na modalidade de oficina, priorizando a participação dos estudantes destinatários da atividade a se desenvolver em jornadas consecutivas ou de frequência semanal, segundo as necessidades, conveniência e possibilidades das escolas.

Este projeto conta com o apoio de diversas instituições do Mercosul:

-Parlamento do Mercosul;
-Rede de Mercocidades;
-Subsecretaria de Integração Econômica Americana e Mercosul,
Chancelaria Argentina;
-Direção de Relações Internacionais, Ministério do Trabalho da
Argentina;

Acesse a mais informação