No último dia 18 de dezembro o Senado Federal aprovou um projeto através do qual o município brasileiro de Joinville receberá um empréstimo de US$ 32,5 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O anúncio foi realizado desde Brasília pelo Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Antonio Carlos Poletini.
Os recursos serão utilizados num programa de revitalização ambiental, com ênfase na proteção dos mananciais, controle de enchentes e saneamento.
O programa tem como objetivo primordial melhorar a qualidade ambiental da cidade mediante a implementação de ações de controle de enchentes e melhoria da qualidade da água.
As medidas compreendidas no programa incluem: redução das enchentes na bacia do rio Cachoeira por meio da melhoria do sistema de drenagem; recuperação da qualidade ambiental dos rios Cachoeira, Cubatão e Piraí com atividades destinadas a limpar e preservar as bacias a eles associadas; melhoria da capacidade de gestão municipal nas áreas incluídas no programa; e melhoria da capacidade estratégica e de planejamento da Companhia Águas de Joinville.
O programa também ajudará as comunidades de áreas ambientalmente sensíveis, como Jardim Paraíso, Jardim Sofia e Vila Cubatão, ao norte do município, e Vila Nova, Morro do Meio e Pirabeiraba, a oeste. Os projetos de esgotos incluirão mecanismos de financiamento de ligações residenciais para usuários de baixa renda.
O empréstimo tem prazo de vencimento de 25 anos, com um período de carência de cinco anos e taxa de juros ajustável.