Santo AndréO município de Santo André, no Brasil, recebeu nesta semana a uma delegação de empresários japoneses interessados em criar uma grande indústria de tecnologia digital na região. A aprovação deste projeto poderia gerar dezenas de milhares de empregos, não só em Santo André, senão que também em outras cidades do Brasil e da América Latina.

Durante o encontro ficou definida a realização de um seminário latino-americano de conteúdo digital e discussão de problemas estruturais, que se realizará em Santo André no primeiro semestre de 2008.


Ao analisar as oportunidades de negócio os empresários mencionaram a possibilidade de criar novos centros de formação técnica na região. Apesar de não estar ainda definido, Santo André tem boas oportunidades de se converter na base desta indústria.

Celso Singo, presidente de Fluxstreets -empresa de Internet dedicada à produção de conteúdo cultural- qualificou aos programadores brasileiros como «os melhores do mundo». Também ressaltou que as perspectivas são muito boas já que a criação de uma enorme cadeia produtiva como esta poderia significar a geração de dezenas de milhares de empregos.

A comitiva japonesa visitou diversos locais do município, entre eles a Incubadora Tecnológica de Santo André e a Escola Parque do Conhecimento Sabina.

O que numa primeira instância seduziu aos empresários nipônicos foi a localização da cidade, que está dentro da principal região metropolitana do país (ABC paulista), assim como, a existência de centros de formação acadêmica de alto nível, como a UFABC (Universidade Federal do ABC).

O grande ABC paulista é uma região industrial formada por sete municípios da área metropolitana de São Paulo, nesta zona se encontra o centro do movimento sindical e industrial do Brasil, e Santo André é o Município com maior atividade na região.

Outro dos aspectos relevantes para considerar a Santo André foi o contato que a mesma manteve com outras cidades da América Latina, já que no ano de 2006, seu Município liderou a Rede Mercocidades ao exercer sua Secretaria Executiva, na atualidade a Rede reúne a 181 cidades do Mercosul.

Este é o segundo encontro dos representantes do Município de Santo André com os empresários japoneses, a primeira reunião se realizou em outubro do ano passado em Tókio. Prevê-se a realização de duas reuniões no futuro, incluindo uma durante o seminário que se realizará a princípio de 2008.

Luis Bressiani -secretário do departamento de Desenvolvimento Econômico e Ação Regional de Santo André- adianta sobre a continuação das conversações para a concretização da nova indústria, «prevemos que num prazo inferior a um ano daremos início aos trabalhos para criar as condições necessárias para estabelecer o projeto.”

A delegação japonesa integrada pelos presidentes de três companhias (Fluxtone KK, Fluxstreeets e Hilo Design), um produtor de eventos e um consultor de planejamento de projetos governamentais permanecerá na cidade até sábado 10 de março.