No âmbito do programa de Assistência Técnica da Unidade Temática de Cultura de Mercocidades, realizou-se entre os dias 16 e 28 de outubro na cidade de Recife, Brasil, a palestra: «A gestão do Patrimônio como Recurso Econômico: o caso da cidade de Buenos Aires», ministrada pela arquiteta argentina Sandra Díaz, assessora do Ministério de Cultura de Buenos Aires.

Esta atividade faz parte da programação do projeto do Complexo Turístico Cultural Recife-Olinda e o convite foi feito através do Secretário de Cultura de Recife, Roberto João Costa do Nascimento (Roberto Peixe).

«O objetivo principal deste trabalho e das oficinas é auxiliar os técnicos a detectar os indicadores econômicos nos territórios de valor patrimonial para gerar políticas de gestão que promovam o desenvolvimento local», explicou Sandra Díaz.

Já Roberto Peixe destacou a afinidade entre as gestões das duas cidades no que se refere à temática tratada, e ressaltou a importância de compreender que «a cultura é um vetor central no desenvolvimento das cidades, não só desde o ponto de vista do valor simbólico e da identidade, senão como também desde uma perspectiva econômica. A experiência do projeto (Complexo Turístico Cultural) tem essa transversalidade porque envolve todas essas áreas».

Depois de uma conferência introdutória ministrada pela arquiteta foram realizadas as oficinas com os técnicos envolvidos com o projeto «complexo turístico-cultural». Estes especialistas realizarão um projeto piloto em vários pontos de Recife e de Olinda. Em Recife, serão trabalhados o Núcleo de Brum, o Marco Zero e a Alfândega. Já em Olinda, os grupos concentrarão seus trabalhos no Varadouro, no Sé, no Carmo, na Ribeira e em Amparo.

Todos os núcleos aplicarão a mesma metodologia definida durante as oficinas, as quais foram organizadas em torno de três eixos: 1. A gestão do patrimônio como recurso econômico na cidade de Buenos Aires; 2. A dinâmica econômica das áreas urbanas de valor patrimonial: o centro histórico de Buenos Aires; 3. A construção de um mapa cultural e a avaliação de políticas culturais.

O intercâmbio de Assistência Técnica faz parte de um projeto da Unidade Temática da Cultura da Rede que nasceu no ano de 2005, quando esta Unidade era coordenada pelo Ministério de Cultura de Buenos Aires através da área de Relações Institucionais e Cooperação Internacional. Estas duas cidades mantêm uma posição ativa na Rede, e esta assistência tem se convertido numa oportunidade para que ambas cidades possam compartir experiências, difundindo desta maneira os valores de Mercocidades e contribuindo para afiançar ainda mais os laços das cidades da região. Em representação da Unidade Temática da Cultura do Ministério de Buenos Aires esteve presente Romina Brea.

Como fechamento deste intercâmbio e estudo comum se espera gerar uma publicação em conjunto sobre a conferência aberta ao público e as oficinas realizadas com os técnicos e funcionários, assim como sobre o debate para investidores e atores envolvidos no «Núcleo Gestor do Complexo Turístico Cultural Recife-Olinda».