De 1 a 4 de março, a capital colombiana será sede do III Congresso Latino-Americano de Catadores de Materiais Sólidos e do I Congresso Mundial de Catadores.

O evento tem como objetivo principal fortalecer a organização e conexão global de catadores, especialmente mulheres, com a intenção de melhorar a visibilidade de suas contribuições como trabalhadoras que cuidam do meio ambiente, da saúde, da economia formal e da gestão de resíduos sólidos nas cidades.

A atividade se realiza no âmbito do projeto de formação de uma Rede Mundial de Catadores de Resíduos, e também será continuação do II Congresso Latino-Americano realizado no Brasil, em fevereiro de 2005.

No dia 1º de março na Colômbia será celebrado o dia Nacional do Catador, o qual contará com a participação de um grande número de catadores colombianos. Durante a data serão discutidos diversos aspectos da temática resíduos sólidos, como a cadeia produtiva de reciclagem, as políticas públicas para o seu manejo, os riscos de sua privatização, entre outros.

Participarão do evento organizações sindicais e de trabalho informal, movimentos sociais de catadores e outras organizações de trabalhadores, ao igual que ONGs, organizações de cooperação e pesquisa como Universidades.

O congresso reunirá a representantes de Ásia, Egito, Índia, África, Canadá, Estados Unidos, Europa, ao igual que México, Venezuela, Bolívia, Uruguai, Chile, Argentina, Brasil, Peru, Porto Rico, Equador e Paraguai.

Formam parte do Comitê Organizador Internacional o Sindicato de Catadores de Puna, Índia (KKPKP), a Rede de Organizações de Catadores da América Latina, a Rede Global de Mulheres de Emprego Informal (WIEGO), pesquisadores do Egito e membros do Brasil do Grupo de colaboração em Resíduos sólidos (CWG), a Fundação AVINA e a organização anfitriã, Associação Nacional de Catadores da Colômbia (ANR).