Buenos AiresO Município uruguaio de Canelones, junto aos Ministérios Educação e Cultura, e de Vivenda, Ordenamento Territorial e Meio-Ambiente, lançaram o 2º Encontro Nacional de Educação Ambiental para o Desenvolvimento Humano Sustentável, que se realizará nos próximos dias 5, 6 e 7 de junho no Country Club da cidade de Atlântida.

O evento se posiciona como um importante avanço para a formulação de propostas de educação ambiental em todo o país, tanto em âmbitos formais como não formais.

Este encontro promove o fortalecimento da Rede Nacional de Educação Ambiental; organismo instaurado pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 2005, cujo principal objetivo é a criação de espaços interinstitucionais que reúnam aos organismos vinculados a este tema.

No que se refere à cooperação da sociedade civil no cuidado no âmbito natural, tanto o Diretor Geral de Gestão Ambiental da Municipalidade Canária, Leonardo Herou, como o Diretor da Educação do Ministério da Educação e Cultura, Ministro Luis Garibaldi, expressaram que a receptividade da população tem sido positiva, mas que é necessário seguir impulsionando atividades deste tipo em todo o território nacional.

Os interessados em participar do encontro deverão completar o formulário de inscrição e enviá-lo ao correio eletrônico [email protected] ou apresentá-lo pessoalmente na rua Reconquista 535 piso 1, da cidade de Montevidéu (Uruguai).

A atividade está dirigida a docentes, estudantes de nível terciário, integrantes de organizações sociais e agentes dedicados a atividades de educação ambiental.

Na atualidade o Município de Canelones coordena desde sua Direção Geral de Gestão Ambiental à Unidade Temática de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (UTADS) de Mercocidades. A UTADS tem trabalhado ativamente desde sua formação em 1996.

O Município também assumirá, a partir de junho de 2008 a nova Secretaria Executiva da Rede.