No âmbito do 18° Aniversário do Mercosul e com o propósito de contribuir desde os municípios na construção da cidadania regional, Mercocidades e o Município argentino de Morón comemorarão o 73° Aniversário do natalício do cantor e compositor uruguaio Alfredo Zitarrosa, cuja obra constitui um dos pilares da identidade rio-platense.
A atividade será realizada no próximo sábado 14 de março, a partir das 20h30min na Praça San Martín.
Honrando a Zitarrosa o cantor, compositor e músico uruguaio, Rubén Rada oferecerá um concerto gratuito, previamente, se apresentarão as murgas Los Desalojados del Querer e Contracara.
Este recital forma parte da homenagem a Alfredo Zitarrosa, no mês de seu nascimento e das atividades para comemorar o 33º aniversário do golpe de Estado de 1976. Está organizado pela comissão de Direitos Humanos da Unidade Temática de Desenvolvimento Social de Mercocidades. A Comissão é coordenada pelo Município de Morón.
Alfredo Zitarrosa é uma das figuras mais emblemáticas e comprometidas que teve a canção popular rio-platense, nasceu no dia 10 de março de 1936 em Montevidéu, Uruguai.
Entre as canções que se converteram em grandes êxitos figuram Dona Soledad, Pa’l que se va, Crece desde el pie, Recordándote, Stéfanie, Adagio en mi país, Zamba por vos, El violín del Becho e El poema por milonga Guitarra negra.
Já Rubén Rada é um dos pioneiros do rock uruguaio e representante do auge do candombe-beat. Rada tem sido e continua sendo um dos principais protagonistas no desenvolvimento do candombe que fusionou com outros ritmos musicais como o jazz, funk, bossa nova, tango e rock.