O Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) convoca a organizações sociais, entidades governamentais e empresas da América Latina para apresentarem projetos, criativos e inovadores, que contribuam na eliminação de toda a forma de violência de gênero na região.
A inscrição finaliza no dia 17 de abril e pode ser realizada através do correio eletrônico [email protected].
Para concorrer, os interessados deverão ter experiência e capacidade técnica para executar e duplicar os resultados. Uma vez selecionadas as iniciativas, Unifem se encarregará de fazer o seguimento e dar a assessoria técnica às instituições. Os recursos econômicos que se outorgam são variados «e estão crescendo paulatinamente desde a criação do Fundo», frisou Diana Monge, membro desta agência da ONU para a região do Cone Sul.
Este ano, o chamado está dirigido a apoiar a implementação de planos nacionais e locais que estejam enfocados na erradicação da violência contra as mulheres e as meninas; através de leis, políticas ou outras ações. As propostas deverão demandar um orçamento mínimo de 300 mil dólares e um máximo de um milhão de dólares, que poderão se estender entre dois e três anos.
Não obstante, Unifem considerará as solicitações menores aos 100 mil dólares para propostas de uma duração de até três anos provenientes de pequenas organizações da sociedade civil, especialmente organizações e redes de mulheres de base, e daquelas que trabalhem em situações de conflito ou instabilidade.
A inscrição finaliza no dia 17 de abril e pode ser realizada através do correio eletrônico [email protected]. Para mais informação, ingressar à página web da entidade www.unifem.org.
Desde sua criação em 1996, o Fundo Fiduciário da ONU «tem contribuído para romper o silêncio que alguma vez foi praticamente universal sobre a violência contra as mulheres, através de subsídios para ampliar a conscientização, promover a aprovação e a implementação de leis fundadas nos princípios dos direitos humanos». Até a data, já apoiou 291 iniciativas em 119 países com mais de 44 milhões de dólares.