De 28 a 31 de maio a cidade de Santa Maria (Brasil) será a sede do próximo Foro Mundial da Educação (FME), que terá como tema central: «Educação: Economia Solidária e Ética Planetária».

Quem estiver interessado em participar terá prazo até o dia 14 de maio para se inscrever nas Atividades de Auto-gestão do Foro. Estas atividades têm como objetivo permitir a apresentação e fundamentação de propostas, assim como a reflexão conjunta, socialização de experiências, articulação, planificação e definição de estratégias de grupos, coalizões, redes, movimentos e organizações, sob os eixos temáticos do Foro.

O Foro Mundial da Educação em Santa Maria (Brasil) é uma iniciativa que busca continuar o caminho do debate em torno à educação, permitindo uma intensa reflexão e diálogo entre todas as instituições e movimentos sociais que persigam uma melhor educação.

As razões pelas quais a cidade foi escolhida para a realização do FME estão relacionadas com o papel de inclusão social desenvolvido pelas instituições de ensino e movimentos sociais, pelo trabalho de educação de jovens e adultos desenvolvido ao longo da sua história e a interação entre educação e economia solidária, que posiciona a Santa Maria no contexto internacional.

Os eixos temáticos que serão desenvolvidos no decorrer do Foro -Educação e Economia Solidária, Educação e Ética Planetária e Educação, Inclusão e Cultura Emancipatória- buscam gerar um projeto educativo que reforce os compromissos de nossos estados, cidades e educadores.

A cidade de Santa Maria é conhecida como o coração de Rio Grande do Sul por estar situada no centro deste Estado, a 300 km da capital, Porto Alegre. Com uma população de aproximadamente 270 mil habitantes, é um importante centro de educação. Hoje conta com sete instituições de Ensino Superior, entre elas a Universidade Federal de Santa Maria, a primeira federal no interior do Brasil.

É também denominada Cidade Cultura pela diversidade de manifestações artísticas e eventos, como o Minuano da Canção Nativa, Santa Maria Vídeo e Cinema e a Feira do Livro, assim como também pelos valores histórico-culturais da região.

O Foro Mundial da Educação surgiu em 2001 como um dos movimentos do Foro Social Mundial, na cidade brasileira de Porto Alegre. Sua criação se deve à necessidade de dialogar sobre educação e se caracteriza como um espaço estruturado horizontalmente, permitindo o encontro e o diálogo organizado.

O FME tem como objetivo elaborar um conjunto de diretrizes que permitam reflexionar no mundo inteiro, procurando acordar políticas, planos, programas e projetos educacionais em todos os níveis da educação que assumam o compromisso de afirmar à educação como uma política pública, pelo tanto dever do estado e, acessível a todos os povos.