O objetivo do programa é contribuir à inclusão social de crianças e jovens através de diferentes atividades esportivas recreativas que permitirão melhorar a qualidade de vida, promover a formação integral e o bem-estar destes.
«Incluímos Brincando» é uma iniciativa da Municipalidade de Junín, Argentina, e está dirigida a crianças e jovens de 10 a 17 anos.
No lançamento do programa participaram: o Prefeito Municipal de Junín, Mario Meoni, o Subsecretário Municipal, Mauricio Mansilla, o Dr. Ricardo Sayar, pertencente à Secretaria de Saúde e Ação Social e o Coordenador da Saúde, Dr. Carlos Lombardi.
A realização dos primeiros Jogos Esportivos juninenses está prevista para os meses de abril, maio, junho e julho de 2009, nesta instância se incluirão diversas disciplinas como: Basquete, Vôlei, Handball, Natação, Futebol reduzido, Softbol, Hockey sobre grama e Atletismo.
Durante o lançamento deste ambicioso programa, o Prefeito de Junín, Mario Meoni, disse que «hoje estamos apresentando o que seria a segunda instância do Programa Incluímos Brincando que começamos a realizar durante este ano com início do funcionamento dos consultórios de medicina esportiva. Para nós é uma satisfação poder terminá-lo, já que sua diagramação envolveu a várias áreas municipais».
Também acrescentou: «Este programa será diferenciador para Junín e sua juventude, já que a palavra incluir é um fato transcendental em nossa gestão. Sempre destacamos em nossa política a idéia de buscar e dar oportunidades a todos, e acredito que em matéria esportiva e social era importante poder desenvolver este programa. Isto o pensamos mais além das instituições da cidade que realizam um trabalho fundamental na contenção de jovens, pois também tem uma grande quantidade de crianças que não tiveram a mesma possibilidade que outros e é por este motivo que lançamos este programa.»
Finalmente agradeceu a todas as instituições que apóiam a realização do programa, complementando seu trabalho com o dos funcionários municipais e remarcou a relevância deste fato por sua possibilidade de envolver ainda mais à sociedade civil. «O fruto desta iniciativa se observará com os anos, mas vai a mudar a temática da cidade. Se lhe damos mais oportunidades e um tratamento igualitário as crianças e jovens teremos uma melhor sociedade».
Participam deste programa todas as entidades esportivas, sociais e todas as áreas do Município.
Já o Dr. Ricardo Sayar manteve que «vamos tratar de incluir a crianças de 10 a 17 anos para poder oferecer-lhes um tratamento igualitário. Com este programa apontamos a promover um estilo de vida saudável através da Educação para a Saúde como alternativa válida desde a competência nos distintos âmbitos onde atuam e conseguir que crianças e jovens contem com atividades esportivas recreativas que resultem de interesse para ocupar seu tempo de ócio. Ademais realizaremos conversas de prevenção e promoção da cidade e um levamento da população infanto-juvenil por parte de uma equipe multidisciplinar que concorrerá aos distintos estabelecimentos participantes (clubes, Sociedades de Fomento, Escolas, CEF, etc)».
Também ressaltou que o programa tenta melhorar a nutrição, monitorar o estado de saúde, assim como também melhorar o nível de educação e linguagem de crianças e jovens.
Por último disse: «Por outro lado estaremos fomentando o desenvolvimento de diferentes disciplinas esportivas recreativas não tradicionais e a recuperação do papel social dos clubes nos bairros.»