O Município uruguaio de Florida obteve o prêmio de Cidade Digital Ibero-Americana, na Categoria de Cidade Pequena, que premia a promoção da digitalização das cidades no andamento dos serviços a favor da qualidade de vida de seus cidadãos.

O Município uruguaio de Florida obteve o prêmio de Cidade Digital Ibero-Americana, na Categoria de Cidade Pequena, que premia a promoção da digitalização das cidades no andamento dos serviços a favor da qualidade de vida de seus cidadãos.

Florida também obteve o segundo lugar na Categoria Especial E-Inclusão, sendo o primeiro lugar da cidade colombiana de Medellín.A Associação Ibero-Americana de Centros de Pesquisa e Empresas de Telecomunicações (AHCIET) premiou a Florida com o galardão de Cidade Digital.

O Prefeito de Florida, Juan Giachetto, destacou que o prêmio é para ser compartido com toda a cidadania. Em declarações publicadas no portal do município de Florida, o Prefeito mencionou os passos que conduziram a concretização do Governo Eletrônico. Enumerando assim o Expediente Eletrônico composto por: correio corporativo, informatização do registro civil, sistema de frota ao dia, sistema de compra digitalizado, gestão de recursos humanos, folha de pagamento, controle de assiduidade, sistema de viáticos, digesto municipal, licença de conduzir, ficha médica, carnê de saúde, telefonia IP, e um sistema de informação geográfica que está avançando.

O Diretor do Escritório de Planejamento e Orçamento do Uruguai, Enrique Rubio, ressaltou que este é o exemplo piloto de transformação do Estado, o mesmo implica por um lado "a revolução na gestão do Governo" pela cidade digital e a inclusão "para dentro, dos recursos humanos e do corpo de funcionários, e para fora, para outras instituições do Estado e da sociedade".

O portal do Município de Florida conta com uma área corporativa, que inclui o pagamento de impostos, localização de Expedientes, e conta também com uma interfase que permite estar conectado com a Delegacia de Polícia através de Trânsito, outra conexão com a Saúde Pública, além do serviço de consulta telefônica às 24 horas. Também ressaltou o alcance do Plano Ceibal que projeta entregar um computador por criança na educação primária, os Centros MEC do Ministério de Educação e Cultura, a realização de foros, capacitação para cegos e outros empreendimentos.

Giachetto viajará a Costa Rica, junto ao Diretor de Administração Eduardo Riviezzi, para participar do IX Encontro Ibero-Americano de Cidades Digitais, que se realizará entre os dias 16 e 18 de junho na capital desse país. Ali receberão os prêmios que consistem numa bolsa para participar no Tour da Conectividade Canadá 2008, uma bolsa de formação em governo eletrônico e uma aplicação de software de governo eletrônico outorgados pela SEDI (Secretaria Executiva para o Desenvolvimento Integral) da OEA (Organização dos Estados Americanos).