No passado 18 de abril culminou o Primeiro Foro de Autoridades Locais da América Central (FALCA) com a declaração de San Salvador, o documento manifesta, entre outros pontos, o compromisso dos governos locais da América Central com o processo de integração regional, a descentralização e a troca de experiências na hora de gerar política públicas eficientes.

A atividade se desenvolveu ao longo de três dias na cidade de San Salvador (El Salvador). O dia 16 de abril serviu como ante-sala aos dois dias posteriores, 17 e 18, nos quais o Foro recebeu a 400 Prefeitos e Prefeitas (representantes de 70 por cento da população centro-americana) provenientes de Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá e El Salvador.

O encontro também contou com a participação de representantes da rede Mercocidades, da União de Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCI), da Federação Espanhola de Municípios e Províncias, da Federação de Municípios de Catalunha além de uma Delegação de Extremadura e outra Delegação de Cantábria que debateram diversas questões sobre os temas mencionados. O Foro também contou com a assistência de representantes da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), da Rede Andina de Cidades (RAC) e do Centro Ibero-Americano de Desenvolvimento Estratégico Urbano (CIDEU) com sede na cidade de Durango no México.

O FALCA foi inaugurado num hotel da capital pela presidenta da Corporação de Municipalidades da República de El Salvador (COMURES), Milagro Navas, e pela prefeita de San Salvador, Violeta Menjívar. Também participaram do ato, Jordi Laboria, deputado de Barcelona, Espanha; Kurt Corniels, delegado da União Européia (UE), e José Javier Gómez, embaixador da Espanha em El Salvador.

A equipe gestora do FALCA está integrada por Violeta Menjivar, Prefeita de San Salvador e Presidenta da Corporação de Prefeitos da Área Metropolitana de El Salvador (COAMSS); Oscar Ortiz, Prefeito de Santa Tecla e Presidente do Instituto para o Desenvolvimento Local da América Central (IDELCA) e Milagro Navas, Prefeita do Antigo Cuscatlán e Presidenta da Corporação de Municipalidades de El Salvador (COMURES).