O evento, organizado por Daros América Latina, será realizado nos dias 1 e 2 de dezembro de 2008 no Rio de Janeiro. Pesquisadores, artistas, pedagogos e arte-educadores nacionais e internacionais, ademais de professores e diretores de escolas públicas do Brasil, discutirão a relação entre arte e pedagogia com o propósito de pensar propostas que usem a arte como um veículo importante de aprendizagem.

O I Encontro Internacional sobre Educação: Arte e Analfabetismo Funcional, realizado em colaboração com o artista e curador pedagógico Luis Camnitzer, será dividido em duas etapas.
Num primeiro momento, um seminário aberto ao público, organizado em quatro mesas temáticas e imediatamente depois, uma série de encontros de grupos de trabalho, durante os quais será elaborado o primeiro plano de ação experimental, que poderá ser desenvolvido com um ou mais grupos ligados a práticas educativas através da arte.

O problema do analfabetismo funcional afeta aos países da América Latina, especialmente a Brasil. Uma pesquisa recente, divulgada em setembro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revela que pelo menos oito de cada dez crianças que não sabem ler nem escrever, freqüentam a escola.

Todas as experiências que serão apresentadas no evento indicam que esta associação tem produzido metodologias e práticas educacionais eficazes, que permitem um ensino de qualidade e, ao mesmo tempo, proporcionam aos professores ferramentas de trabalho ricas em conteúdo e criatividade.

Casa Daros
A Casa Daros é um projeto de Daros-Latino América, instituição com sede em Zurique, Suíça, que hoje reúne a maior coleção de arte latino-americana contemporânea da Europa, iniciada no ano 2000.

O objetivo da Casa Daros é criar uma plataforma de encontros e reflexão sobre a atualidade sócio-cultural e artística da América Latina e promover a arte contemporânea latino-americana no cenário internacional. É um espaço de discussão independente, aberto a todas as linhas do pensamento, que será inaugurado no Rio de Janeiro, em 2009, num casarão de estilo neoclássico do século XIX, declarado Patrimônio Histórico, onde haverá uma intensa programação. Contará com espaços para exposições, arte-educação, audiovisual, foro, residência de artistas e seminários. A Casa Daros abrigará também um auditório e uma biblioteca.

1 e 2 de dezembro de 2008.
Auditório Gilberto Freyre – Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa 16, Centro, Rio de Janeiro.

http://www.daros-latinamerica.net/