Com dois seminários, oficinas formativas e uma feira exposição se realizou o Encontro de Economia Solidária «Outras Economias ocorrem no Sul», realizado em Temuco, Chile.
O evento, realizado entre os dias 14 e 17 de novembro de 2007, congregou perto de 300 pessoas, contando com a participação de mais de 70 membros de delegações de países latino-americanos, diferentes organizações, redes e movimentos sociais da América do Sul, reunidos com a finalidade de fazer visível e por sobre a mesa o tema da economia solidária e o comércio alternativo.
A Rede de Socioeconomia Solidária do Sul, a REDESSOLES e a Rede de Comércio Justo do Sul, estiveram entre as convocadoras e organizadores deste encontro, que é a continuação de uma série de eventos latino-americanos realizados nos últimos dois anos denominado Espaço Mercosul Solidário.
No primeiro dia, na Universidade Mayor de Temuco, se realizou o Seminário Economia Solidária e Comércio Justo.
No segundo dia se realizou o «Seminário Latino-Americano de Economia Solidária e Comércio Justo». Durante a jornada se realizaram dois painéis, o primeiro sobre «os circuitos econômicos locais enfocados desde a socioeconomia da solidariedade: continuidade ou mudança na ordem social?». O segundo painel tratou a área referida a circuitos econômicos solidários e do setor solidário da economia: entre o econômico e o político.
Na sexta-feira se realizaram várias oficinas de formação nos que participaram ativamente mais de 100 pessoas.
Em maio de 2006 diferentes organizações, redes e movimentos sociais da América do Sul convocados na cidade de Assunção, acordaram por em andamento um ciclo de encontros regionais sobre economia solidária e comércio alternativo que possibilitará trocar aprendizados, refletir sobre os contextos nacionais e locais e apoiar internacionalmente os esforços locais e nacionais de incidência pública a favor da construção de uma economia alternativa. Nasceu assim o Espaço Mercosul Solidário, instância que após se ativar em distintos eventos realizados em Paraguai, Brasil, Argentina e Uruguai, culminou seu ciclo de encontros constitutivos na cidade de Temuco, no sul do Chile.
O Encontro de Economia Solidária no Chile é um convite para fortalecer a construção de «novos conteúdos e novos continentes» para o Setor de Economia Solidária na América Latina. Este convite surge de organizações da sociedade civil que impulsionam movimentos por uma transformação social da produção, distribuição e consumo de bens e serviços, que ponha no centro a reprodução da vida antes que a do capital. Isso nos implica como comunidades que se constituem e se auto-afirmam em relações sociais democráticas e democratizantes, de cooperação, de solidariedade e de aceitação da diversidade e que, pelo mesmo, resultam harmônicas com seus entornos.