A cidade uruguaia de Atlântida, localizada no departamento de Canelones, foi sede da III Feira Canária de Economia Solidária e da III Feira do Espaço Mercosul Solidário, as atividades foram realizadas de 3 a 6 de janeiro e contaram com a participação de mais de 100 empreendimentos do Uruguai e delegações de todos os países do Mercosul.
A Feira funcionou como uma instância de intercâmbio que permitiu comercializar, difundir experiências regionais e participar de variadas oficinas temáticas.
A atividade foi organizada pelo Conselho de Canelones em Economia Solidária, pelo Comércio Justo Uruguai e pelo Espaço da Economia Solidária, teve o apoio de Kolping Uruguai, Emaús, AVINA, Ecosol, Paróquia de Atlântida, Direção de Cultura da Comuna Canária e Ministério do Turismo.
No âmbito da Feira Canária e com um intenso trabalho realizado no Parque del Plata, 30 delegados de 20 organizações e tendas de Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Peru, Paraguai e Uruguai participaram do primeiro evento latino-americano que reuniu a Tendas de Economia Solidária e Comércio Justo.
O evento, organizado por Ecosol, IFAT LA e Retos al Sur, teve o apoio de Kolping Uruguai, Comércio Justo Uruguai, AVINA e Ministério do Turismo.
Foi inaugurado com uma Mesa Redonda integrada por representantes do Poder Executivo Nacional (Ministro Lescano) e do Executivo Departamental (Diretor Repetto), também contou com a presença do líder-sócio de AVINA Montevidéu, Pablo Guerra (Udelar, Kolping e Ecosol) e Pilar Albareda (IFAT LA).
As atividades continuaram nos dias 6 e 7 de janeiro, momento em que as delegações de diversas organizações de promoção da economia solidária e do comércio justo dos países do Mercosul se reuniram para analisar as futuras atividades do Espaço Mercosul Solidário.
A instância culminou com uma declaração que deu ênfase na necessidade de avançar em caminhos concretos de integração regional. Também se levou em consideração à necessidade de mapear os empreendimentos e organizações de cada país, assim como o começo de ações de incidência política.