Festival del sábado 16 de febreroA Municipalidade de Quilmes (Argentina) inaugura, no âmbito de sua Subsecretaria de Direitos Humanos, a nova Direção de Povos Originários e Indo Afro-americanos.

Destinada a reconhecer a identidade de muitos quilmenhos, e rememorar uma cultura que significou muito na história da sua cidade, a nova Direção, tentará alcançar «a arte da convivência comunitária», se comprometendo na superação da pobreza e da discriminação.

O Prefeito Municipal, Francisco Gutiérrez, explicou que muitos quilmenhos reconhecem suas origens nos povos primigênios da Argentina e da América Latina. E, portanto, não só têm direitos, senão que se devia contar com um lugar e âmbito propício na Municipalidade para viabilizar o desenvolvimento de toda sua cultura; o que permitirá também, de certa forma, a recuperação da sua própria identidade, rememorar tudo o que ela significou para nossa história.

Considera-se a criação da nova Direção um começou que tentará estar marcado pela inclusão; pela geração de linhas de trabalho que terão um férreo compromisso na superação da pobreza e da discriminação; buscando plasmar e oferecer «a arte da convivência comunitária».

A carta de apresentação é o carnaval dos povos originários a se realizar, a partir das 18 horas dos sábados 16 e 23 de fevereiro e 1º de março, em Ezpeleta, San Francisco Solano (Playón de Solano) e Quilmes (Anfiteatro do Parque da Cidade), respectivamente, onde se poderá desfrutar da cultura, da arte, dos costumes, das danças, da música, das comidas, dos artesanatos, etc. dos povos originários.